Vaga pra estacionar virou tormento nas grandes cidades. Imagine então quando quem procura é um deficiente físico. As vagas especiais são ainda mais raras, mas, a partir de janeiro, as regras e as vagas vão mudar, noticiou o Bom Dia Brasil.
No centro de Goiânia, Lindomar encontra vaga especial. Quando consegue descer, ainda tem um outro desafio. "Acho que, cada espaço desse reservado, já que é para o cadeirante, deveria ter um rebaixamento", opina. Para subir, ele precisa ir até a esquina.
Em muitos casos, a vaga para deficientes está indevidamente ocupada. "Eu só estou esperando, só estacionei para esperar, mas, na hora que chegar qualquer pessoa aqui eu tiro o carro. Estou errado", diz um motorista.
Em janeiro de 2010, entram em vigor novas regras, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito, que prometem pôr ordem nessa confusão e melhorar os locais de estacionamento. Primeira mudança: sai o atual adesivo e passar a valer um cartão, que deverá ficar em um local visível do veículo.
Uma das vantagens da novidade é que o documento poderá ser utilizado em qualquer carro, desde que o deficiente físico seja o motorista ou o passageiro. Para ter direito ao cartão, será preciso passar por uma avaliação médica no Detran. O documento terá validade em todo o território nacional. Outra novidade é que um cartão semelhante dará o mesmo direito também ao idoso com mais de 60 anos.
Essas vagas ainda serão criadas. Quem estacionar irregularmente nesses locais pode ser multado e ainda ter o carro guinchado. O prazo para implantação dessas novas regras vai até o final deste ano. Em Goiânia, por enquanto, só seis das 150 vagas especiais que existem já estão de acordo com a nova lei.
Fonte: Bom Dia Brasil, 27 de outubro de 2009

Seguro a carros no Zona Azul (27/10/2009)

Garantir segurança aos veículos que ficam nas vagas do estacionamento rotativo pago, o Zona Azul, é o foco de um projeto protocolado recentemente no Legislativo de Caxias do Sul (RS). A proposta obrig (...)

Congresso quer mudanças no Cógo (29/10/2009)