Parking News

A inspeção tem duas novidades este ano. A primeira é a análise de ruído como critério para reprovar. A aferição já vinha sendo realizada, mas apenas neste ano passou a ser suficiente para barrar os veículos que se submetem ao teste. O limite de ruído fixado pela legislação varia dependendo do carro. Serão usados os dados de barulho fornecidos pelo fabricante. Na ausência deles, segundo o G1, a tolerância será extraída de uma tabela cujos valores variam entre 92 e 103 decibéis - semelhante ao ruído emitido por um cortador de grama.
Estimativas da Controlar, que faz a inspeção, indicam que menos de 2% da frota inspecionada é barulhenta. Mas essa proporção é suficiente para barrar mais de 60 mil veículos - equivalente à frota inteira de um município como Belford Roxo (RJ), com mais de 500 mil habitantes.
Seminovos
Uma segunda novidade é a mudança no tempo de medição de poluentes em marcha lenta. O objetivo é atenuar distorções - incluindo as que atingiam alguns modelos de seminovos reprovados em seguidos testes. Houve uma reprogramação do aparelho para permitir um prazo adicional de até mais 30 segundos. A Controlar nega equívoco no procedimento anterior. "É uma evolução natural do tempo. O programa no ano que vem terá outras modificações. A tendência é ficar cada vez mais justo com todo mundo", afirma Harald Zwetkoff, presidente da empresa.
Os limites de CO (monóxido de carbono) não mudam. As montadoras passaram a reivindicar alterações porque a lei permite a homologação de carros na fábrica com até 0,5% de CO. Mas a vistoria, na prática, é mais rígida: só tolera até 0,3% para os fabricados desde 2006. O assunto segue sob análise no Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Fonte: portal G1, 5 de fevereiro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Campos do Jordão inicia cobrança (03/02/2011)

A cobrança de Zona Azul recomeçou dia 3 de fevereiro em Campos do Jordão. O serviço foi implantado dia 1º, mas nos dois primeiros dias os usuários apenas foram orientados pelos agentes. A taxa será de (...)

Cai a aprovação de faixas exclusivas (03/02/2011)

O ônibus municipal de São Paulo foi o meio de transporte que apresentou a maior alta na avaliação dos usuários do sistema público da Região Metropolitana. Por outro lado, o desempenho desses veículos (...)

Ameaça no trânsito (03/02/2011)

Ao menos 99% dos donos de veículos de São Paulo que têm a carta de motorista suspensa por excesso de multas continuam dirigindo, segundo estimativas de advogados e empresas especializadas em legislaçã (...)

Falta estacionamento em Águas Claras (1º/02/2011)

No meio da tarde do dia 1º de fevereiro, horário em que grande parte da população de Águas Claras está trabalhando fora da cidade, os estacionamentos já estavam lotados. No comércio do início da Aveni (...)


Seja um associado Sindepark