Parking News

Rio veta Uber, mas Justiça respalda serviço

aplicativotransito-468

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), sancionou, nesta segunda (28), lei que proíbe a circulação do Uber na cidade. O projeto, de autoria da vereadora Vera Lins (PP), já fora aprovado na Câmara, no último dia 16.

A lei proíbe o transporte particular remunerado de passageiros e, por consequência, as atividades do Uber. Em caso de descumprimento, será aplicada multa.

Apesar de a lei entrar em vigor nesta segunda, uma decisão judicial ampara os motoristas. Na prática, portanto, a empresa vai continuar funcionando no Rio.

De caráter liminar, a decisão, da juíza Ana Cecilia Argueso Gomes de Almeida, da 6ª Vara de Fazenda Pública, garante aos motoristas credenciados ao aplicativo o direito de exercer a atividade de transporte remunerado individual de passageiros até que ela venha a ser regulamentada.

Em nova decisão liminar, proferida nesta segunda, a Justiça manteve sua posição. Na decisão, disse que as atividades dos motoristas parceiros vêm sendo realizadas há "algum tempo sem graves danos sociais". Previu, ainda, multa de R$50 mil para atos da Prefeitura que restrinjam ou impossibilitem as atividades da Uber.

O município e o Ministério Público recorreram da decisão. A apelação ainda será julgada, em segunda instância, na 17ª da Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

Fonte: Folha de S. Paulo - 29/11/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Revogada a implantação do SAT / ISS

A obrigatoriedade de utilização do sistema SAT/ISS pela prefeitura do município de São Paulo foi prorrogada diversas vezes, e não foi implantado devido à dificuldade da prefeitura em homologar equipam (...)

Boletos de cobrança mudam em 2017

A partir de janeiro, todos os boletos bancários deverão conter o CPF ou CNPJ do pagador. A determinação é do Banco Central para padronizar as transações entre a rede bancária e também garantir maior s (...)

Estacionamento grátis depende da prefeitura (MG)

A lei que prevê gratuidade nos estacionamentos dos shoppings de Belo Horizonte caso o cliente faça compras está em vigor, mas dificilmente o consumidor vai ser beneficiado enquanto a prefeitura da cap (...)

Distância até emprego é demorada

Pesquisa feita pela Alelo e divulgada ontem mostra que em média, 63% dos trabalhadores das principais capitais brasileiras demoram cerca de 40 minutos para se deslocarem de casa até o trabalho. Levand (...)

MP-Procon autua 31 estacionamentos (PB)

Trinta e um estacionamentos rotativos privados de Campina Grande foram autuados pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), através de sua diretoria (...)


Seja um associado Sindepark