Parking News

Estacionamento grátis depende da prefeitura (MG)

estacionamentomt-284

A lei que prevê gratuidade nos estacionamentos dos shoppings de Belo Horizonte caso o cliente faça compras está em vigor, mas dificilmente o consumidor vai ser beneficiado enquanto a prefeitura da capital mineira não regulamentar a legislação. “A falta de regulamentação prejudica muito o serviço do Procon. O consumidor pode até questionar a cobrança no órgão, mas a outra parte sempre vai poder argumentar que o Procon não pode fiscalizar porque não tem regulamentação”, explica a coordenadora do Procon de Belo Horizonte, Maria Lúcia Scarpelli.

A lei municipal 10.994 foi publicada dia 25 de outubro deste ano e define a gratuidade do estacionamento para o cliente que compre pelo menos dez vezes o valor da hora do estacionamento e tenha permanecido, no máximo, seis horas no shopping center ou hipermercado. O texto da legislação diz que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) precisa regulamentar como será feita a fiscalização e dá 30 dias para isso, prazo que termina na próxima sexta-feira.

Porém, a prefeitura não deve cumprir o prazo. “Não há previsão (de quando a regulamentação vai acontecer), como se trata de lei sancionada pela Câmara, e de duvidosa constitucionalidade, a PBH está estudando a melhor forma de regulamento” declara via nota oficial à imprensa.

A lei 10.994 foi sancionada e publicada pelo presidente da Câmara Municipal Wellington Magalhães depois de derrubar o veto integral do prefeito Marcio Lacerda à lei. Segundo a prefeitura, não há nenhum tipo de punição por não respeitar o prazo de regulamentação previsto na lei.

“O problema dessa lei é que ela foi publicada pela Câmara dos Vereadores e não pelo prefeito. Se ele vetou, não vai regulamentar agora”, opina Scarpelli. Para a coordenadora, a legislação “é importante” e deveria ser regulamentada. “Quando a lei estava sendo estudada na prefeitura, o parecer do Procon foi favorável a lei”, acrescenta.

Para o advogado especializado em Direito Público e procurador do município de Sete Lagoas, Henrique Carvalhais de Cunha e Melo, mesmo sem a regulamentação, o consumidor pode questionar o shopping que fizer a cobrança além do Procon, na Justiça ou nos juizados especiais. “Se a lei está em vigor, a pessoa pode requerer o direito”, afirma.

Questionamento

O pedido de liminar da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) questionando a nova legislação foi indeferido nessa segunda-feira (21) pelo juiz Rinaldo Kennedy Silva do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Segundo a associação, a lei é inconstitucional e irá recorrer da decisão. “A Abrasce irá recorrer da decisão da Justiça de Belo Horizonte porque entende que os shoppings cumprem a legislação brasileira e têm o direito legal de cobrar pelo uso do estacionamento, sem restrições, com liberdade de administrar o negócio”, diz a nota da entidade.

BENEFÍCIO

Lojistas defendem legislação

O presidente da Associação dos lojistas de Shopping (AloShopping Centers de Minas Gerais), Alexandre Dolabella França, afirma que os empreendedores que administram os shoppings deveriam rever a posição de questionar a lei que prevê gratuidade do estacionamento para o cliente que consome nos shoppings. “Eles deveriam repensar discutir isso na Justiça porque a lei é benéfica para o lojista, para o consumidor e até para eles, que ganham com o aumento de faturamento. E a gratuidade é só para quem compra. Isso pode ajudar a aumentar as vendas”, opina.

França diz que para os administradores o estacionamento deve ser visto como uma atividade-meio e não uma atividade-fim do shopping. “Os administradores ficam preocupados em manter o faturamento e não enxergam que estão apertando o lojista que está dentro do shopping. Ainda mais em tempos de crise”, diz.

A coordenadora do Procon-BH, Maria Lúcia Scarpelli concorda. “O estacionamento é um benefício que o consumidor procura. Mas a gente sabe que a comodidade e a segurança dos shoppings já estão embutidos nos preços dos produtos. Então, quando o cliente paga o estacionamento, está pagando em dobro”, avalia.

Fonte: O Tempo, 23/11/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Revogada a implantação do SAT / ISS

A obrigatoriedade de utilização do sistema SAT/ISS pela prefeitura do município de São Paulo foi prorrogada diversas vezes, e não foi implantado devido à dificuldade da prefeitura em homologar equipam (...)

Boletos de cobrança mudam em 2017

A partir de janeiro, todos os boletos bancários deverão conter o CPF ou CNPJ do pagador. A determinação é do Banco Central para padronizar as transações entre a rede bancária e também garantir maior s (...)

Distância até emprego é demorada

Pesquisa feita pela Alelo e divulgada ontem mostra que em média, 63% dos trabalhadores das principais capitais brasileiras demoram cerca de 40 minutos para se deslocarem de casa até o trabalho. Levand (...)

Rio veta Uber, mas Justiça respalda serviço

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), sancionou, nesta segunda (28), lei que proíbe a circulação do Uber na cidade. O projeto, de autoria da vereadora Vera Lins (PP), já fora aprovado na Câmara, no (...)

MP-Procon autua 31 estacionamentos (PB)

Trinta e um estacionamentos rotativos privados de Campina Grande foram autuados pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), através de sua diretoria (...)


Seja um associado Sindepark