Uma grande ameaça para os estacionamentos pagos

celularuber-541

Por Jorge Hori*

Os estacionamentos pagos são os mais afetados pela inovação tecnológica dos aplicativos de chamada de táxis e carros particulares.

A empresa líder, para conquistar o mercado, vem desenvolvendo verdadeiro "dumping" com tarifas inferiores aos custos reais das viagens, para o quê conta com o apoio dos usuários, satisfeitos com preços menores nas corridas.

Estabeleceu-se uma "guerra de preços" fazendo com que os táxis também tivessem de ajustar os seus valores, concedendo descontos, eliminando os adicionais e outros fatores que têm barateado as corridas.

O primeiro efeito para os estacionamentos pagos é uma redução na demanda de avulsos, porque, em função da localização do usuário, ao utilizar uma viagem com o aplicativo, o seu custo fica igual ou até um pouco acima do valor do estacionamento por duas horas. Isso estaria ocorrendo, principalmente, na hora do almoço, nas áreas de maior concentração de escritórios.

A maior ameaça, no entanto, está nos mensalistas patrocinados pelos empregadores. Nos estacionamentos de prédios de escritórios, uma parte é reservada pela empresa para oferecer aos seus executivos, como "fringe benefits" (benefícios indiretos). Eles podem estacionar os seus carros sem pagamento do uso, seja como avulsos ou como mensalistas. E o empregador paga a vaga, junto com o condomínio.

Uma transformação está mudando substancialmente essa necessidade. Os executivos mais jovens, da geração “y”, não querem ter o seu carro. Preferem usar o transporte coletivo ou um aplicativo para chamar um carro particular ou um táxi. Sem usar um carro próprio que ele mesmo dirija, não precisa de vaga de estacionamento.

Os empregadores estão fazendo a conta e mudando os benefícios. Em muitos casos, dar ao executivo o direito de usar o aplicativo, em conta empresarial, vai custar menos que o condomínio do estacionamento. Se for computado o aluguel embutido, a vantagem do aplicativo torna-se maior.

Por outro lado, o incentivo para contratar um jovem talento não é mais a oferta de uma vaga na garagem do prédio, mas uma conta no aplicativo. E as empresas que oferecem aplicativos não perderam tempo e vêm oferecendo o serviço às empresas, contemplando facilidades.

A reação do setor de incorporações imobiliárias está sendo favorável, ainda mais na situação de crise econômica prolongada. Incorporar e construir um novo prédio com menos vagas de garagem deixa de ser um fator de perda de competitividade para ser um fator positivo. Pode reduzir os volumes de construção com estacionamento e baratear o valor do m2, favorecendo as vendas.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

Revogada a implantação do SAT / ISS

A obrigatoriedade de utilização do sistema SAT/ISS pela prefeitura do município de São Paulo foi prorrogada diversas vezes, e não foi implantado devido à dificuldade da prefeitura em homologar equipam (...)

Boletos de cobrança mudam em 2017

A partir de janeiro, todos os boletos bancários deverão conter o CPF ou CNPJ do pagador. A determinação é do Banco Central para padronizar as transações entre a rede bancária e também garantir maior s (...)