Parking News

MP-Procon autua 31 estacionamentos (PB)

estacfechaaracaju-591

Trinta e um estacionamentos rotativos privados de Campina Grande foram autuados pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), através de sua diretoria regional em Campina Grande.

As autuações ocorreram devido às irregularidades constatadas em fiscalizações ocorridas em novembro nos estacionamentos privados localizados no município, em especial aqueles estabelecidos no centro da cidade.

As fiscalizações tiveram por objetivo verificar o cumprimento integral da Lei Municipal Nº 5.669/2014, que estabelece regras para o funcionamento de estacionamentos rotativos privados de Campina Grande, entendendo-se estes como o estabelecimento comercial destinado à permanência temporária de veículos motorizados, mediante pagamento de valor equivalente ao período de permanência, ainda que exercendo atividades subsidiárias a outro estabelecimento comercial.

Os estacionamentos foram autuados pela equipe do MP-Procon tendo em vista que não atendiam aos requisitos previstos na lei municipal. De acordo com o promotor de Justiça e diretor regional do MP-Procon, Sócrates da Costa Agra, “como ocorre em todas as cidades brasileiras de grande e médio porte, em Campina Grande notou-se uma proliferação de estacionamentos rotativos privados, notadamente no centro, em virtude do exponencial crescimento do número de veículos adquiridos pelos consumidores e do potencial de mercado que isto oferece, sem que houvesse, contudo, uma fiscalização intensa nesses estabelecimentos, a fim de verificar o cumprimento dos requisitos previstos na Lei Municipal nº 5.669/2014”.

Ainda, segundo o promotor de Justiça, “com essa ação inovadora na cidade, será possível possibilitar ao consumidor a prestação de um serviço uniforme e seguro”. Os 31 estacionamentos que foram autuados terão prazo de dez dias para apresentarem defesa e, posteriormente, serão notificados para celebrarem, caso queiram, Termo de Ajustamento de Conduta a fim de sanar as irregularidade e, desta forma, passarem a prestar o serviço que disponibilizam de forma eficiente e segura aos consumidores campinenses, sem prejuízo da adoção de medidas administrativas e judiciais em caso de não regularização.

Fonte: Correio da Paraíba - João Pessoa - 24/11/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Revogada a implantação do SAT / ISS

A obrigatoriedade de utilização do sistema SAT/ISS pela prefeitura do município de São Paulo foi prorrogada diversas vezes, e não foi implantado devido à dificuldade da prefeitura em homologar equipam (...)

Boletos de cobrança mudam em 2017

A partir de janeiro, todos os boletos bancários deverão conter o CPF ou CNPJ do pagador. A determinação é do Banco Central para padronizar as transações entre a rede bancária e também garantir maior s (...)

Estacionamento grátis depende da prefeitura (MG)

A lei que prevê gratuidade nos estacionamentos dos shoppings de Belo Horizonte caso o cliente faça compras está em vigor, mas dificilmente o consumidor vai ser beneficiado enquanto a prefeitura da cap (...)

Distância até emprego é demorada

Pesquisa feita pela Alelo e divulgada ontem mostra que em média, 63% dos trabalhadores das principais capitais brasileiras demoram cerca de 40 minutos para se deslocarem de casa até o trabalho. Levand (...)

Rio veta Uber, mas Justiça respalda serviço

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), sancionou, nesta segunda (28), lei que proíbe a circulação do Uber na cidade. O projeto, de autoria da vereadora Vera Lins (PP), já fora aprovado na Câmara, no (...)


Seja um associado Sindepark