O Ministério das Cidades promoveu dia 9, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, mais uma ação da campanha permanente do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes ("Parada - Um Pacto pela Vida"), lançado em setembro passado pela presidenta Dilma Rousseff, para cumprir a meta da ONU (Organização das Nações Unidas) de reduzir o número de acidentes com óbitos em 50%, entre 2011 e 2020. As duas primeiras ações ocorreram em São Paulo. A próxima está programada para o dia 16 deste mês, também no Rio, destaca a Agência Brasil.
O chefe de Publicidade do Ministério das Cidades, Antonio Augusto Brentano, lembrou que o país ocupa a terceira posição no ranking mundial de acidentes de trânsito com mortes. "Mas a gente tem trabalhado para reduzir isso", acrescentou. "O governo tem feito campanhas, especificamente em feriados, quando há um grande aumento do número de acidentes, em especial com óbitos". Levantamento efetuado pela Polícia Rodoviária Federal desde 2011 indica que esse esforço concentrado do governo tem conseguido diminuir entre 20% e 40% o total de acidentes nos feriados, informou Brentano.
Desde que foi lançado o pacto nacional, a meta do governo é promover campanhas e ações continuadas, não só nos períodos mais críticos, mas durante todo o ano, para diminuir o número de mortes no trânsito. De acordo com o Ministério da Saúde, com base em notificações de acidentes e de óbitos em hospitais, o Brasil apresentou uma média de 42 mil mortes no trânsito em 2010. No ano passado, os dados apontam a ocorrência de 41 mil.
As ações relacionadas ao "Parada - Um Pacto pela Vida" envolvem testes de habilidades ao volante no protótipo do Simulador de Direção Veicular, desenvolvido pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), cujo uso será obrigatório nas autoescolas a partir de julho de 2013 para a formação de motoristas na categoria B. A decisão é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Fonte: Agência Brasil, 9 de dezembro de 2012