O governador Geraldo Alckmin anunciou dia 4 o início de duas obras para desafogar o trânsito na Baixada Santista. A previsão é que as melhorias estejam concluídas até setembro de 2014. Uma das obras engloba a remodelação do trevo do km 55 da rodovia Anchieta e a implantação do minianel viário interligando as rodovias Anchieta, Cônego Domênico Rangoni, Imigrantes e Padre Manoel da Nóbrega, principais rotas de acesso ao Porto de Santos e ao Polo Industrial de Cubatão. A Folha destaca que o minianel terá seis novos viadutos, um deles com cerca de 900 metros de extensão e cinco faixas de rolamento.
Segundo o governador, serão R$ 328 milhões em investimentos no trecho entre a Anchieta e a Cônego Domênico Rangoni. "Esse é um trevo da década de 40 e hoje passam por aqui 100 mil veículos por dia, é um importante acesso ao Polo Industrial, Polo Petroquímico e ao Porto", disse Alckmin.
A outra é a construção de uma terceira faixa com 16 km de extensão, sendo oito km por sentido, na rodovia Cônego Domenico Rangoni, entre o km 262 e o km 269, na região do Polo Industrial de Cubatão.
A obra prevê os alargamentos das pontes sobre o rio Cubatão (km 269) e o rio Perequê (km 267) e do pontilhão sobre o rio Perequê (km 267 - marginal leste). Os acessos serão reformulados. Também será implantada uma ciclovia.
Fonte: Folha de S. Paulo, 4 de dezembro de 2012