O primeiro ano de atuação da Operação Lei Seca em Pernambuco mostra indicadores positivos e aponta queda significativa no número de óbitos causados por acidentes de trânsito no Estado - a queda foi de 24,3%, em relação a 2012. A redução em relação a acidentes com motos foi de 16,4%. Desde o seu lançamento, em 1º de dezembro de 2011, a operação autuou, em Pernambuco, 574 motoristas por crime de embriaguez e recolheu 8.806 carteiras de habilitação por infração de alcoolemia, noticiou o NE10.
De dezembro de 2011 a julho de 2012, já com a Operação Lei Seca em ação, foram registrados 1.059 óbitos provocados por acidentes de trânsito. No mesmo período de 2010 a 2011, foram 1.389, ou seja, 330 mortes a menos. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi computada uma diminuição de 46,3%, passando de 418 mortes para 226 (192 óbitos a menos), enquanto o Interior do Estado registrou queda de 14,8%, de 971 mortes para 833 (138 óbitos a menos).
Em novembro, a Lei Seca ganhou três novas equipes que passaram a atuar com bloqueios diários no Agreste, Sertão do Araripe, Sertão do São Francisco e Zona da Mata, para priorizar os municípios que apresentam as taxas mais elevadas de mortalidade.
Dos 243 mil testes de alcoolemia aplicados, apenas 7.187 mil motoristas se recusaram a fazer a verificação. Em doze meses, 23,5 mil multas foram aplicadas durante os bloqueios, seja pelo uso do álcool, por irregularidades encontradas nos veículos ou infrações cometidas pelos motoristas.
Em mais de 1,1 mil motoristas foi constatada a presença de álcool no sangue (até 0,33). A Operação Lei Seca em Pernambuco realiza ações diárias com nove equipes, sendo seis na Região Metropolitana do Recife, e três no Interior do Estado.
Fonte: portal NE10, 4 de dezembro de 2012