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Shoppings em São Paulo começam a apostar em aplicativos para smartphones que memorizam onde o cliente estacionou o carro. Ao posicionar a câmera do celular em frente a um código instalado na coluna do estacionamento, o aplicativo gratuito "anota" o andar e o setor onde o veículo foi deixado. O portal Tecnologia e Games destaca que o JK Iguatemi foi o primeiro shopping a levar a tecnologia para o seu estacionamento (disponível para Android e iPhone). No fim de novembro, o Villa Lobos também passou a oferecer a solução para seus clientes (disponível para iPhone).
Porém, ambos os aplicativos apenas memorizam os dados de localização, sem dar um passo a passo de como chegar ao carro. Em breve, a solução do Villa Lobos também permitirá visualizar no mapa do shopping onde o veículo foi deixado.
No Villa Lobos, a startup Uppna criou o projeto com a ajuda do aplicativo MallGuide.Me, lançado em março deste ano. O programa reúne informações sobre 311 shoppings do Brasil. Conforme Deivide Oliveira, fundador da empresa, o "localizador de carros" no aplicativo deve chegar a mais shoppings de São Paulo e do Rio de Janeiro em breve.
Código tridimensional
As soluções do JK Iguatemi e do Villa Lobos usam a tecnologia chamada QR code - códigos que podem ser identificados pela maioria dos celulares com câmera fotográfica.
Segundo o JK Iguatemi, com a popularização dos smartphones, as pessoas estão cada vez mais acostumadas a usar o QR code. Além do estacionamento, as obras de arte do shopping possuem QR code, que leva para dados e informações sobre os artistas e os trabalhos expostos.
Oliveira explica que não é preciso estar conectado à internet para tirar a foto do QR code. "Se o usuário já tem o aplicativo instalado, o programa consegue ler o código sem o acesso à internet. O mesmo serve para o mapa. Depois que ele foi baixado, é possível visualizá-lo sem conexão".
Em dois meses, o aplicativo do Villa Lobos também terá uma função que traçará a rota de volta para o carro. O novo recurso vai funcionar como o Google Maps: ao indicar a loja em que o cliente está, o aparelho dará indicações sobre os próximos passos, como virar à direita ou à esquerda.
"Vai funcionar como o GPS, dando as dicas ao detectar a posição do usuário. Porém, como o GPS não funciona dentro do shopping, pois não atravessa paredes, o aplicativo vai dizendo o passo a passo no momento que o usuário clica na seta seguir", explica Oliveira.
Segundo o executivo, a ideia de criar um "localizador de carros" veio após o lançamento do MallGuide.Me. "Os usuários começaram a pedir esse recurso. Quando pensamos no que fazer veio a ideia de usar o QR code", explica.
Fonte: Tecnologia e Games (G1), 5 de dezembro de 2012

Categoria: Fique por Dentro


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