Para o prefeito Gilberto Kassab, será inevitável. A cidade de São Paulo, nos próximos anos, precisará implantar medidas que aumentem a restrição aos carros. "Isso terá que ser feito, ao mesmo tempo em que o transporte sobre trilhos seja ampliado", afirmou Kassab, durante o lançamento oficial do plano SP 2040, que pretende nortear eixos de desenvolvimento da cidade para os próximos 28 anos, destaca a Folha.
Na São Paulo dos sonhos, idealizada pelo estudo encomendado à USP pela atual gestão, ninguém vai demorar mais de 30 minutos para chegar ao trabalho e, também, todos os rios da cidade estarão limpos. Não haverá nenhum morador em favela.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, discorda que o plano tenha sido feito para um prazo muito longo - mesma opinião de Kassab. "Vou trabalhar para estar vivo até lá. Nem é tanto tempo assim."
Ações futuras
Apesar de o futuro secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, ter comparecido ao evento, os próximos prefeitos não terão obrigação nenhuma de seguir o que está posto no plano de Kassab.
A estimativa é que as políticas públicas desenhadas até 2040 vão precisar de um investimento da ordem de R$ 314,5 bilhões, ou quase oito vezes o Orçamento total da prefeitura hoje.
Fonte: Folha de S. Paulo, 15 de novembro de 2012