Até junho, o Detran aplicou quase 20 mil multas a motoristas no Distrito por não usar cinto de segurança ou transportar passageiros sem o equipamento obrigatório. De acordo com o Detran, no ano passado foram 56 mil multas. O uso do cinto é obrigatório em todo o país há 14 anos. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, em uma batida em baixa velocidade, o passageiro sem cinto pode ser arremessado com uma força 50 vezes maior que o próprio peso, destaca o G1.
Foi o que ocorreu com a estudante Ana Carolina. Há três anos, ela dormia no banco traseiro de um veículo conduzido por um amigo quando ele bateu. O impacto foi tão forte que ela foi arremessada do veículo.
"Eu levei 48 pontos na cabeça, fraturei a mandíbula, fissurei o maxilar, afundei a orbital do olho, estirei o ligamento da perna, fora todos os machucados, dos cortes (por causa) dos vidros", disse.
Hoje, ela recomenda a todos que usem o equipamento. "Usem cinto, não importa o tempo que você vá ficar no carro, não importa a distância, não importa a velocidade em que você está andando. Tem que usar cinto sempre. Sempre, sempre."
Transportar um adulto no banco de trás sem cinto de segurança é considerado infração grave, pelo Código Nacional de Trânsito, com pena de cinco multas na carteira. Se for uma criança a transportada, a infração é gravíssima - são sete pontos e multa de R$ 187.
"A consequência da fiscalização é mínima. O pessoal vai pagar uma multa, mas ter um filho arremessado pelo para-brisa, que perde a vida, ou mesmo as lesões no interior do veículo no caso de uma capotagem em função do não uso do cinto, isso é muito sério", diz o diretor de Educação no Trânsito do Detran, Marcelo Granja.
Fonte: portal G1, 18 de novembro de 2012