Os motoristas de São Luís vêm encontrando cada vez mais dificuldades para estacionar no Centro da cidade. A falta de vagas acaba gerando infrações no trânsito, como por exemplo, a criação de um estacionamento permanente em vias proibidas. Com uma frota de quase 300 mil veículos, segundo o Detran-MA, falta espaço para estacionar os carros na capital. O secretário de Trânsito, Canindé Barros, reconhece que a fiscalização é precária. "Nós temos, hoje, 280 agentes para fiscalizar uma cidade com mais de um milhão de habitantes. Você tem que fiscalizar estacionamento, carro pirata, táxi, transporte coletivo e o trânsito em si. Então, são muitas coisas para uma quantidade pequena de agentes", desabafou. A reportagem é da TV Mirante.
Em apenas uma volta pelo Centro, não é difícil encontrar as irregularidades. Sem vagas suficientes no estacionamento, os motoristas estacionam embaixo de um viaduto, na rampa de acesso ao Palácio dos Leões, que abriga um estacionamento permanente do lado direito.
Fila dupla, carro em cima de calçada, veículo estacionado em local não permitido, tudo isso contribui para piorar o trânsito no Centro. Os motoristas se justificam. "Eu venho deixar meu patrão e fico aqui rodando. Não acho estacionamento aqui", reclamou o motorista Walter Mendes.
Fonte: TV Mirante (afiliada Rede Globo), 19 de novembro de 2012