Segundo um levantamento realizado pela Agência Internacional de Energia, a frota mundial de veículos chegará a 1,7 bilhão de unidades em 2035. Um dos fatores que têm contribuído para esse aumento é a demanda do mercado chinês, que vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. Atualmente, este número já supera a marca de um bilhão de automóveis, segundo o Carsale.
Para se ter uma ideia do crescimento da quantidade de veículos no mundo atualmente, o estudo mostra que no começo dos anos 2000 existiam quatro carros para cada grupo de mil pessoas. Em 2010, este número saltou para 40 veículos a cada mil habitantes. De acordo com a Agência, em 2035 o mesmo grupo de pessoas terá 310 automóveis.
Até lá, a frota da China, que hoje é de 60 milhões de unidades, será formada por 400 milhões de veículos. Os chineses corresponderão a quase um quarto do total de automóveis no mundo. Já os indianos passarão dos atuais 14 milhões para 160 milhões de carros em 2035.
Na soma total de automóveis pelo mundo, apenas 4% serão elétricos, enquanto os híbridos serão 20% do montante. Os modelos movidos a gás natural corresponderão a 3% da frota.
O crescimento do número de carros nas ruas fez o nível de emissões aumentar 50% no período de 1991 a 2011. Embora os automóveis atuais estejam cada vez mais eficientes em termos de consumo de combustível e emissões de gases, esta evolução técnica será considerada insuficiente no futuro devido ao grande número de veículos rodando pelas ruas e estradas.
A Agência Internacional de Energia estima ainda que até 2035 serão gastos cerca de US$ 20 trilhões (cerca de R$ 41,3 trilhões) na construção de vias para comportar o contingente de automóveis.
Fonte: site Carsale, 15 de novembro de 2012