Quem arriscou tirar o carro da garagem para dar uma volta dia 16 pelo centro de São Paulo se deparou com vias obstruídas e trânsito quase parado durante boa parte da manhã e da tarde. A causa do transtorno foi a corrida às compras no eixo Bom Retiro-25 de Março. A Univinco (União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências) calcula que até as 17h o centro comercial recebeu um milhão de pessoas.
Por volta das 14h, a reportagem da Folha gastou meia hora para percorrer 400 metros e chegar à rua José Paulino - uma velocidade média pouco abaixo de 1 km/h.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a lentidão nos corredores em direção ao centro foi acima do normal, mas dentro do esperado para esta época.
No início da tarde, o corredor formado pelas avenidas 23 de Maio e Rubem Berta registrava 8,6 km de lentidão no sentido centro.
Até no metrô o movimento aumentou. No fim da tarde, cambistas aproveitaram para vender bilhetes a R$ 4 àqueles que não quisessem pegar fila na estação São Bento - o preço normal é R$ 3.
Fonte: Folha de S. Paulo, 17 de novembro de 2012

Categoria: Cidade