Quem precisa estacionar nas regiões de maior concentração de comércio e serviços como em Campinas e no centro de Goiânia sabe a dor de cabeça que é encontrar vaga. E muitas delas ainda são reservadas de forma irregular. A equipe de reportagem da TV Anhanguera fez diversos flagrantes e em um deles o proprietário de uma loja no centro colocou uma tábua de passar roupa para aguardar o cliente.
A prática de segurar vaga de estacionamento ficou comum na região. Assim que o vendedor notou que estava sendo filmado correu para retirar a tábua de passar e se explicar: "O cliente vem buscar a mercadoria e a gente segura a vaga só até ele buscar a mercadoria, depois a gente tira de novo. Mas se chegar um e quiser estacionar a gente tira", disse.
Mais à frente em uma loja de eletrodomésticos caixas de papelão também seguravam vagas. A gerente e o vendedor retiraram os obstáculos, mas não quiseram gravar entrevista. Enquanto isso, os motoristas dão inúmeras voltas à procura de uma vaga e ficam indignados com a prática.
Muitos motoristas acabam parando em local proibido por falta de vagas com risco de levarem multas: "Não tem como não parar ou então tem que deixar o carro longe e vir andando mesmo", afirma o estudante Paulo Sérgio. Não há espaço nem para carga e descarga de mercadorias. A equipe flagrou um caminhão parado descarregando em uma esquina.
Em Campinas, as mesmas irregularidades. Na Avenida 24 de outubro, caixas de plástico seguravam as vagas na porta de uma farmácia. Em ruas paralelas, os comerciantes usam de tudo, cones e até latas de tinta.
Segundo a Agência Municipal de Trânsito (AMT), blitze estão sendo realizadas desde a semana passada nas regiões do centro e Campinas para fiscalizar o uso das vagas. Ainda de acordo com a AMT, os agentes estão retirando cones e outros objetos usados para reservar vagas irregularmente e fazem também um trabalho de conscientização dos comerciantes. As blitze seguem até o fim do ano.
Fonte: TV Anhanguera (afiliada Rede Globo), 17 de novembro de 2012