A fiscalização de ônibus que não param nos pontos para estudantes uniformizados e idosos multou 91 ônibus. Esse foi o balanço da operação, divulgado pela Secretaria Municipal de Transportes, como mostrou o RJTV dia 15. A multa é de R$ 1.280. Os motoristas foram advertidos e, se houver reincidência, eles poderão ser impedidos de conduzir veículos de transporte coletivo no município. A fiscalização foi feita em oito pontos da cidade nos Bairros da Tijuca, Vila Isabel, Barra e Jacarepaguá.
Dia 14, fiscais foram paras as ruas do Rio sem uniforme. As empresas de ônibus recebem anualmente cerca de R$ 100 milhões, oriundos do pagamento de impostos pela população e repassados pelo governo do Estado do Rio de Janeiro e pela prefeitura, justamente para garantir a gratuidade a idosos e a estudantes da rede pública.
Uma lei municipal determina que impedir o direito dos passageiros com benefício da gratuidade é infração gravíssima.
Fonte: programa RJTV (Rede Globo), 15 de novembro de 2012