Para ter mais qualidade de vida, basta respirar. É o que prega a Fundação Arte de Viver, fundada há mais de 30 anos pelo indiano Sri Sri Ravi Shankar. O líder humanitário, que visita o país nesta semana, tornou-se mundialmente conhecido por defender que a respiração pode se transformar em uma fonte de serenidade, saúde e beleza para pessoas de todas as idades. A reportagem é do UOL.
Mas não basta simplesmente respirar. É preciso ter consciência do ato e dedicar alguns segundos ou minutos para praticá-la e observá-la. "A respiração é a ferramenta para limpar nosso corpo por dentro. A inspiração traz ar, nutre nosso corpo. Já a expiração elimina o estresse e as toxinas", explica Adriana Ambrósio, instrutora e voluntária da Arte de Viver.
Lado a lado com a respiração, é preciso trabalhar também o relaxamento do corpo, soltando as juntas, eliminando tensões e estresse, de forma a ficar mais tempo parado, só inspirando e expirando, sem sentir dor. Outro complemento importante é a meditação, que deve acontecer na sequência de alguns exercícios respiratórios.
No começo, pode ser difícil tanto acertar a respiração quanto meditar, mas Ambrósio garante que tudo é uma questão de prática. "Quanto mais fizer, mais fácil vai ser", diz ela, que aconselha repetir alguns dos exercícios uma vez ao dia ou mais para melhorar o padrão do sono, relaxar, acalmar-se e ter mais foco.
O ideal é sempre fazer a meditação na sequência dos exercícios respiratórios, segundo Ambrósio.
Ela frisa que, se tiver um local calmo e sossegado, é melhor, mas que as técnicas também podem ser feitas na mesa de trabalho, no sofá de casa e até no carro. Para este último, ela dá uma dica para aquele momento de estresse no trânsito: "Inspire lenta e profundamente, de forma cíclica e sempre de boca fechada". Repita quantas vezes for necessário, até dissipar a tensão.
Fonte: UOL, 1º de setembro de 2012