Este pequeno veículo é um Austin A-40, desenvolvido pela fábrica Austin Motor Company, de Lomgbridge, Inglaterra, e rodou muito em empoeiradas e esburacadas estradas brasileiras a partir da década de 1940.
Consta que era um carrinho pequeno, mas com um porta-malas razoável. Possuía um motor de 40 CV, que fazia o pequeno veículo alcançar no máximo 110 km/h e possuía uma suspensão bem rígida, que o tornava duro e desconfortável. Não sei se é por esta razão que ainda existem vários deles nas mãos de colecionadores de carros antigos.
Esta fábrica foi criada em 1905 pelo engenheiro Herbert Austin (1866-1941), que iniciou sua produção com veículos de porte médio. Mas ele tinha o sonho de fazer um carro barato e popular. Inspirado na linha de montagem desenvolvida por Henry Ford nos Estados Unidos, em 1922 foi lançado o Austin Seven, um pequeno cupê com um motor de quatro cilindros refrigerado a água, meras 750 cilindradas de força e a preço baixo. Ele era minúsculo, mais parecia um brinquedo infantil. Com 2,69 m de comprimento e 1,90m de entre-eixos, deixaria outro clássico britânico - o Mini, que seria lançado 37 anos depois pela mesma empresa - parecendo um espaçoso carro de classe superior, com seus 3,04 m de comprimento e 2,03 m de entre-eixos. Foi motivo de chacota por parte da imprensa mas, custando 225 libras, ele era uma pechincha, apenas 30 libras a mais do que uma moto completa sidecar, e logo se tornou um sucesso de vendas. Este carrinho fez na Grã-Bretanha o mesmo que o Ford modelo "T" fez nos Estados unidos em termos de popularização de veículos automotores.
Durante a Segunda Guerra Mundial a fábrica da Austin serviu no esforço de guerra contra os nazifascistas e da sua linha de montagem foram fabricados até mesmo aviões de bombardeiros quadrimotores do tipo Lancaster.
Fontes: tokdehistoria.wordpress.com e bestcars.com.br, agosto de 2012

Categoria: Mundo do Automóvel