O IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado), utilizado para reajustar contratos de aluguel, acelerou para uma alta de 1,43% em agosto, contra uma elevação de 1,34% em julho, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) dia 30. A elevação foi impulsionada pelos preços tanto no atacado quanto no varejo. Em 12 meses, o IGP-M avançou 7,72% e a taxa acumulada no ano é de 6,07%, destaca O Estado.
Dentre os subíndices que compõem o IGP-M, o IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo-Mercado) teve alta de 1,99% em agosto, ante inflação de 1,81% em julho.
O índice de Matérias-Primas Brutas apresentou variação de 4,92%, contra 3,31% no mês anterior. Os itens que mais influenciaram foram milho em grão (6,74% para 20,33%), aves (0,84% para 11,18%) e suínos (-2,98% para 26,69%).
Já os preços dos Bens Finais avançaram 0,71%, ante 1,04% anteriormente. Contribuiu para este movimento o subgrupo alimentos in natura, cuja taxa de variação passou de 4,61% para 0,98%.
No segmento Bens Intermediários, houve desaceleração para 0,83%, ante 1,34% em julho. A principal contribuição partiu do subgrupo materiais e componentes para a manufatura, que passou de 1,36% para 0,59%.
Varejo
Já o IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor-Mercado) acelerou a alta para 0,33%, contra 0,25% visto anteriormente. A principal contribuição para o acréscimo foi do grupo Habitação, que passou de 0,18 para 0,29%. Nesta classe de despesa destacou-se o comportamento do item móveis para residência, cuja taxa de variação passou de -0,37% para 0,53%.
Também houve acréscimo nas taxas de variação de Educação, Leitura e Recreação (0,27% para 0,54%), Vestuário (-0,83% para -0,58%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,32% para 0,43%), Transportes (-0,39% para -0,34%) e Comunicação (0,17% para 0,31%).
Fonte: O Estado de S. Paulo, 30 de agosto de 2012