O Bom Dia Brasil flagrou o que alguns motoristas são capazes de fazer para não pagar pedágio na divisa entre o Paraná e São Paulo. Até arriscar a vida na contramão. Fica difícil entender como uma pessoa investe alguns milhares de reais para comprar um carro e depois arrisca a própria vida e a vida alheia para não pagar R$ 11,80 que são devidos para usar a rodovia.
Na febre do carro, a cabeça quente não pensa que, além do alto custo da compra, tem o custo do congestionamento, do estacionamento, da multa, da revisão, do pneu, da bateria. E do pedágio. Que é o mais visível dos retornos - em segurança e conservação de estradas. Porque dos 40% de impostos embutidos no preço do carro quase não se vê onde está o retorno.
E por falar em retorno, esses que fazem o retorno ilegal, para trafegar na contramão ilegal, com a justificativa de que todo mundo faz, contribuem para não deixar o Brasil ser um país mais fácil de viver para todo mundo.
A desordem no cumprimento da lei, praticada, entre outros, por desordeiros motorizados ou pedestres, sonegadores de impostos ou de compromissos, viciados em dinheiro público, essa desordem é a causa da dúvida, do medo, da incerteza por não saber se vai acontecer como a lei determina, como está combinado.
Os flagrantes que mostramos são até muito significativos: acontecem na rodovia que liga o Brasil de norte a sul, de Belém à fronteira com o Uruguai. A grande Transbrasiliana é o palco simbólico dessa cultura da desordem. E agora é tempo apropriado para lembrar disso tudo, porque estamos em plena semana da pátria e na nossa bandeira está escrita a palavra ordem.
Fonte: Bom Dia Brasil (Rede Globo), 4 de setembro de 2012