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A próxima linha de Metrô a sair do papel será a 15-Branca, que ligará a Vila Prudente, na zona leste, a Guarulhos. O edital para qualificar empresas que farão a obra foi publicado dia 31 de agosto. A novidade é que o ramal será um prolongamento da Linha 2-Verde: segundo o governo do Estado, o passageiro vai demorar 36 minutos para ir de Aricanduva, na zona leste, à Avenida Paulista, sem precisar fazer baldeações. A promessa do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, é terminar os trâmites burocráticos (para seleção das construtoras) até dezembro.
A linha terá 12 estações e 13 km de extensão, com expectativa de transportar 900 mil pessoas por dia - somando passageiros da Linha 2-Verde - e orçamento entre R$ 1,4 bilhão e R$ 2 bilhões.
O primeiro trecho, com 4,6 km, terá quatro estações (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Vila Formosa) e deverá ficar pronto em 2017. Já a segunda etapa, com 8,7 km e oito estações (Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra), deve ser inaugurada até 2019.
A Linha Branca vai na contramão dos ramais em estudo atualmente. Será construída e operada pela companhia, enquanto a atual aposta do governo é investir em Parcerias Público-Privadas. O ramal terá ainda conexão com a Linha 3-Vermelha e a CPTM e deverá servir para desafogar a Linha 3, a mais lotada do mundo, com 10 pessoas por m².
Se as promessas do governo se concretizarem, cinco linhas estarão em construção ao mesmo tempo em março - fato inédito no País. Além da Branca, há a Linha 5-Lilás - em obras entre Santo Amaro e Santa Cruz, na zona sul - e a 4-Amarela, cujas estações da segunda etapa ainda estão sendo feitas. Também há obra de monotrilho na 2-Verde (Vila Prudente a Cidade Tiradentes) e na 17-Ouro (do Morumbi ao Jabaquara, passando por Congonhas).
Fonte: O Estado de S. Paulo, 2 de setembro de 2012

Categoria: Geral


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