A polícia do Rio fechou o cerco a motoristas que registram veículos ilegalmente em outros estados do país para fugir de impostos e multas. O grande número de carros com placas de fora do Rio chamou atenção da polícia. Segundo os investigadores, são 500 mil veículos, 70% registrados irregularmente. Os donos moram no Rio, mas emplacaram o automóvel em outros estados, principalmente no Paraná e no Espírito Santo, onde o IPVA é mais barato. Nesses lugares os agentes descobriram despachantes contratados para registrar veículos em hotéis e casas abandonadas, constatou a reportagem do Jornal Nacional.
Em uma casa em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, viveria o dono de um carro avaliado em R$ 170 mil. Os verdadeiros moradores levaram um susto.
O dono do carro mora em frente à praia de São Conrado, Zona Sul do Rio. Admitiu ter contratado um despachante para cadastrar o veículo em outro estado, por causa do IPVA.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, todo veículo deve ser registrado no município onde o proprietário mora. Quem desrespeita essa lei, de acordo com a polícia, pode responder pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documentação falsa e sonegação fiscal.
No dia 20 de abril, a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis do Rio fez uma grande operação em uma das avenidas mais movimentadas da cidade. Em apenas meia hora, documentos de 26 veículos foram apreendidos.
Uma motorista teve o documento, emitido em Curitiba, apreendido na blitz. "É porque eu tenho escritório lá também", explicou. Mas no endereço fornecido por ela funciona uma oficina mecânica. O dono não aguenta mais receber multas. Uma delas é da motorista flagrada na blitz.
Fonte: Jornal Nacional (TV Globo), 20 de abril de 2011

Motoqueiro morre e mata mais na cidade (20/04/2011)

Os motociclistas estão morrendo mais em acidentes viários e matando mais pessoas a pé na capital paulista. Enquanto a quantidade total de vítimas do trânsito paulistano caiu pelo terceiro ano seguido, (...)

Carro brasileiro tem mais conteúdo (24/04/2011)