O preço dos carros novos registrou leve queda em abril, enquanto o dos usados subiu, de acordo com o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 20 de abril. No quarto mês do ano, o preço do automóvel novo recuou 0,39%, em média, enquanto o do automóvel usado aumentou 1,37%. Nos primeiros quatro meses, os veículos novos acumulam queda de 0,38% e os usados, de 0,05%. Levando em conta os últimos 12 meses terminados em abril, o preço dos carros novos caiu 1,50% e o dos usados registrou queda ainda maior, de 2,20%, informa o site InfoMoney.
Carros zero
No caso dos carros novos, Porto Alegre registrou a maior queda nos preços em abril, de 1,63%. Em seguida, aparecem Belém (-0,83%) e Distrito Federal (-0,69%). Por outro lado, o destaque de alta ficou com Rio de Janeiro, onde o preço dos automóveis novos subiu 0,38%.
Na tabela abaixo, é possível conferir a variação dos preços de carros novos, em abril, no acumulado do ano e em 12 meses, nas 11 capitais analisadas pelo IBGE:
Capital            Abril     Acumulado      12 Meses
R. Janeiro       0,38%      0,79%          0,53%
Porto Alegre  -1,63%     -1,59%          0,05%
B. Horizonte  -0,02%       0,12%        -0,73%
Recife           -0,08%     -0,40%          1,74%
São Paulo      -0,62%     -0,98%        -2,80%
D. Federal      -0,69%     -0,55%        -3,34%
Belém           -0,83%      -0,38%         0,56%
Fortaleza       -0,24%      -0,25%        -0,06%
Salvador       -0,19%       0,85%         -1,26%
Curitiba          0,13%      -0,04%        -3,48%
Goiânia         -0,48%      -0,08%        -0,65%
Brasil            -0,39%      -0,38%        -1,50%
Fonte: IBGE

Carros usados
Considerando os preços dos carros usados, São Paulo foi a capital onde houve a maior alta neste mês, de 3,43%. Já Salvador registrou a maior queda, de 2,19%.
No primeiro quadrimestre, a maior alta ficou com Belém (1,40%) e a maior queda, com Fortaleza, onde os preços dos usados caíram 2,47%. Na tabela abaixo, é possível conferir a variação dos preços de carros usados em cada capital, em abril, no acumulado do ano e em 12 meses:
Capital            Abril      Acumulado       12 Meses
R. Janeiro       0,17%    -0,54%            -5,16%
Porto Alegre  -0,05%      0,42%           -2,47%
B. Horizonte   0,83%      0,51%             1,61%
Recife            2,21%     -1,21%           -0,77%
São Paulo       3,43%    -0,18%            -3,93%
D. Federal     -0,52%    -0,86%            -3,26%
Belém           -0,16%     1,40%             2,14%
Fortaleza        1,25%    -2,47%            -4,43%
Salvador       -2,19%    -1,60%             2,18%
Curitiba        -0,68%      0,78%             2,01%
Goiânia         -0,14%    -1,19%            -3,87%
Brasil             1,37%    -0,05%            -2,20%
Fonte: IBGE

Outros itens
Considerando o grupo veículo próprio do IPCA, neste mês, pode-se verificar quedas no preço do seguro voluntário de veículo (-2%), do aluguel de veículos (-0,26%), da motocicleta (-0,20%), do óleo (-0,07%) e do pneu e câmera-de-ar (-0,02%). Por outro lado, no período, as maiores altas ficaram com o estacionamento (4,06%), pintura de veículo (3,09%), conserto de automóvel (1,65%), lubrificação e lavagem (1,37%), acessórios e peças (1,02%) e reboque (0,16%).
No acumulado do ano, os preços que mais subiram no grupo foram o da pintura de veículo (5,94%), estacionamento (5,72%) e da lubrificação e lavagem (5,31%). Já o aluguel de veículos ficou 1,72% mais barato.
Fonte: site InfoMoney, 20 de abril de 2011

Motoqueiro morre e mata mais na cidade (20/04/2011)

Os motociclistas estão morrendo mais em acidentes viários e matando mais pessoas a pé na capital paulista. Enquanto a quantidade total de vítimas do trânsito paulistano caiu pelo terceiro ano seguido, (...)

Carro brasileiro tem mais conteúdo (24/04/2011)