Além de perigosas, cenário de 13 mortes em acidentes só no último Carnaval, as BRs 381 e 262, em Minas e Espírito Santo, têm em comum a venda livre de bebidas alcoólicas às margens das estradas. A diferença é apenas de preço e de variedade: na primeira, as pingas são mais comuns; na segunda, os motoristas encontram espaço mais amplo para degustar cerveja na beira das pistas, constata reportagem da Folha de S. Paulo. O fato de nada disso ser escondido - ocorre até ao lado de posto da Polícia Rodoviária Federal - só mostra como a proibição ao comércio de álcool nas estradas federais, em vigor há três anos e "embrião" da lei seca, não vale hoje quase nada na prática. A própria PRF reconhece que a medida não tem eficácia - e atribui a falta de fiscalização às brechas legais.
A principal delas foi a exceção criada para trechos urbanos de rodovias. Como a classificação é dada em cada cidade, mesmo alguns estabelecimentos isolados conseguiram escapar da restrição válida só em trecho rural.
Segundo a PRF, de 13 mil pontos de comércio às margens das estradas federais do país, 93% foram considerados urbanos - liberados para vender bebida alcoólica.
"Sinceramente é bem difícil dizer que tenha uma eficiência na fiscalização. Teríamos que ter uns 2.000 mapas só dos municípios (para avaliar qual está dentro ou fora da lei)", afirma a inspetora Maria Alice Nascimento Souza, diretora-geral da PRF.
Ela alega que, devido ao efetivo reduzido (são 9.100 policiais para 67 mil km), houve a decisão de priorizar a abordagem dos motoristas embriagados nas rodovias.
A Polícia Rodoviária Federal tem 2.000 bafômetros espalhados pelo país. Diz que, em 2008, de cada dez motoristas abordados, um tinha bebido acima do limite. Hoje, há um para cada 32 testes.
Mesmo assim, a associação de álcool e acidentes ainda é comum, conforme um mapeamento da Folha sobre os casos do último Carnaval.
Com acesso parcial aos registros, a reportagem identificou oito casos em que houve relato da suspeita de embriaguez no acidente fatal.
Fonte: Folha de S. Paulo, 21 de abril de 2011

Motoqueiro morre e mata mais na cidade (20/04/2011)

Os motociclistas estão morrendo mais em acidentes viários e matando mais pessoas a pé na capital paulista. Enquanto a quantidade total de vítimas do trânsito paulistano caiu pelo terceiro ano seguido, (...)

Carro brasileiro tem mais conteúdo (24/04/2011)