O trânsito de São Paulo vitimou 1.357 pessoas no ano passado, aponta uma pesquisa divulgada dia 20 de abril pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os acidentes ocorrem quase sempre nas mesmas situações: no fim de semana, de noite e com motoristas alcoolizados. As maiores vítimas são os pedestres: foram 630 mortos em 2010 só na capital paulista, segundo dados da Secretaria Municipal de Transportes. Em seguida vêm os motociclistas, com 478 vítimas. A maior parte dos acidentes acontece no fim de semana, especialmente na noite de sábado e madrugada de sábado para domingo.
"A bebida alcoólica, a droga, a fadiga e o sono são os fatores principais que vão desencadear esses acidentes de fim de semana, que são gravíssimos", explica Dirceu Rodrigues Alves, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).
A Secretaria de Transportes afirma que tem investido em câmeras de monitoramento de trânsito, placas de sinalização e faixas de pedestre, além de diminuir e padronizar a velocidade em ruas e avenidas importantes, movimentadas e onde os acidentes fatais não são raros. No Corredor Norte-Sul, por exemplo, o limite de velocidade foi reduzido de 80 para 70 km por hora.
"Todas as cidades do mundo onde há um programa efetivo e eficiente de redução do número de acidentes e mortes no trânsito fizeram um estudo e uma readequação para baixo da velocidade máxima permitida por dois motivos. Primeiro, porque você reduz a possibilidade de acidente. O tempo fica mais adequado à reação. A segunda questão é que, havendo um acidente, ele tem um potencial de gravidade muito reduzido. É significativamente menor quando você reduz dez quilômetros por hora, por exemplo, nessa velocidade máxima", reforçou o diretor da Abramet.
Os números apontam para uma cidade com trânsito violento, muito distante do que espera o público que vive na cidade.
"Como melhorar essa relação motociclista-motorista? Primeiro, tentando acabar com nossa impunidade generalizada que temos em relação ao trânsito; segundo, melhorando nossa habilitação tanto de condutores de veículos como de motos; terceiro, fazendo campanhas para todos: pedestres, motoristas e motociclistas. Nós temos condições de ter um trânsito muito mais seguro do que temos até hoje", afirma o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos, Ailton Brasiliense.
Na capital paulista, as marginais Tietê e Pinheiros são as que concentram o maior número de acidentes de trânsito com mortes. E é no Centro da cidade que acontece a maior parte dos atropelamentos com mortes.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (TV Globo), 20 de abril de 2011

Motoqueiro morre e mata mais na cidade (20/04/2011)

Os motociclistas estão morrendo mais em acidentes viários e matando mais pessoas a pé na capital paulista. Enquanto a quantidade total de vítimas do trânsito paulistano caiu pelo terceiro ano seguido, (...)

Carro brasileiro tem mais conteúdo (24/04/2011)