A Prefeitura de São Paulo quer promover mudanças no projeto do Trecho Norte do Rodoanel - de responsabilidade da Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), empresa ligada ao governo do Estado. As principais são alterações no traçado de alguns trechos que invadem parques municipais e a exclusão do acesso à futura rodovia pela Avenida Inajar de Souza, na zona norte da capital. As solicitações estão previstas no parecer do Município sobre o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima) do Trecho Norte. A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo teve acesso ao documento, protocolado nos órgãos responsáveis na semana anterior à Páscoa. A palavra final sobre possíveis mudanças será dada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente.
O documento prevê a exclusão do acesso da Inajar de Souza para o Rodoanel. O argumento é que a ligação prejudicaria a urbanização da região e também iria impactar o trânsito da Marginal do Tietê - e, como consequência, de toda a cidade. "Não queremos que o Trecho Norte do Rodoanel faça o papel de nova avenida da cidade. O Rodoanel deve retirar o máximo de trânsito possível da Região Metropolitana", informou o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, que ressalta a importância econômica, social e ambiental da obra.
Parques
Outro ponto-chave do parecer são solicitações de mudanças em determinados trechos do traçado ou no método construtivo empregado para que o Rodoanel não atravesse e cause impactos em parques municipais - já existentes ou em projeto. Pelo menos oito deles foram listados como atingidos de alguma forma pela rodovia.
No Parque Linear do Córrego do Bispo (em licitação), por exemplo, a Prefeitura pede que seja feito um túnel ao longo do terreno. A avaliação é que o viaduto previsto cause grande impacto e descaracterize o vale da "Fazendinha" - haveria supressão de vegetação e o ruído dos veículos causaria desconforto aos frequentadores.
Outro pedido da Prefeitura é para que os parques previstos na compensação ambiental sejam construídos ao mesmo tempo em que o próprio Rodoanel e não após, como foi no Trecho Sul.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 21 de abril de 2011

Motoqueiro morre e mata mais na cidade (20/04/2011)

Os motociclistas estão morrendo mais em acidentes viários e matando mais pessoas a pé na capital paulista. Enquanto a quantidade total de vítimas do trânsito paulistano caiu pelo terceiro ano seguido, (...)

Carro brasileiro tem mais conteúdo (24/04/2011)