Parking News

Se depender de engenheiros britânicos, brevemente, o trânsito das cidades vai produzir energia elétrica. Quem explicou foi o correspondente Marcos Losekann, para o Jornal Nacional. Segundo ele, não é apenas uma lombada ou redutor de velocidade para evitar acidentes de trânsito. É o que os inventores ingleses já batizaram de "rodo-elétrica", uma pequena usina de energia movida a tráfego de veículos.
O segredo está embaixo do equipamento que pode ser instalado em qualquer rua, avenida ou rodovia. O peso dos carros, caminhões e ônibus aciona uma espécie de manivela que faz girar os dínamos responsáveis pela produção de eletricidade. Uma forma ecologicamente correta de tirar proveito do trânsito.
De acordo com os inventores, em uma rua de movimento regular com um veículo passando, mais ou menos, a cada dez segundos, um redutor de velocidade pode produzir energia suficiente para abastecer duas casas de porte médio. Mas a ideia é usar essa eletricidade na própria rua. Nesse caso, daria para manter oito semáforos funcionando, ou até 50 postes com as lâmpadas acesas.
O sistema pode funcionar dia e noite e acumular a energia que sobra em baterias, para garantir eletricidade nos períodos de menor movimento.
"Cada equipamento custa o equivalente a R$ 70 mil", explica o inventor. "Mas, com a energia gerada, o investimento se paga em três anos". Nada mal, considerando que o tempo de vida útil de um redutor de velocidade é de 12 a 15 anos.
A Prefeitura de Paris foi a primeira a comprar uma série desses redutores de velocidade para instalar nas ruas mais movimentadas e perigosas da capital francesa. A "cidade luz" vai ter mais um motivo para justificar esse apelido.
Fonte: Jornal Nacional (TV Globo), 28 de abril de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Nova Marginal segue com gargalos (28/04/2010)

A nova pista da Marginal do Tietê completou dia 27 de abril um mês com vários gargalos provocados por obras. E a previsão é de que alguns sejam resolvidos apenas em dezembro. Os principais são causado (...)

Moema restringe vagas na rua (03/05/2010)

Começaram a valer dia 3 de maio, em Moema, na zona sul, as mudanças nas regras para estacionamento nas ruas do bairro. Foram extintas 3.850 vagas comuns. No lugar, a prefeitura criou 45 novos trechos (...)

esel de cana chega às ruas paulistas (1º/05/2010)

Uma minifrota de ônibus começa a rodar em São Paulo este mês com um combustível feito de cana-de-açúcar que resultou em um inédito tipo de diesel, bem menos poluente do que o produto comum. A Mercedes (...)

Cobrar ou não cobrar, eis a questão (04/05/2010)

Começou dia 3 em Moema, na Zona Sul da capital, a mudança de regras para estacionar nas ruas do bairro. Foram eliminadas 3.850 vagas gratuitas e criadas 1.072 rotativas de Zona Azul. De acordo com a C (...)


Seja um associado Sindepark