Foi no final da tarde do dia 27 de abril. Todos trabalhavam ilegalmente e foram parar na delegacia. Foram detidas na operação 44 pessoas, entre elas duas mulheres. Depois de ouvidas e fichadas, quatro pessoas ficaram presas. As demais foram liberadas, mostrou reportagem do programa Bom Dia DF. Durante a operação, quase 100 agentes da Secretaria da Ordem Pública e Social, da Agência de Fiscalização (Agefis) e da Polícia Militar cercaram o Setor Comercial Sul de Brasília. Flanelinhas que não estavam cadastrados foram retirados das ruas.
Mas não foi o caso de Roberto, que há 28 anos trabalha como vigia de carros. Ele faz parte dos 1.038 flanelinhas regularizados do Distrito Federal, identificados com colete e crachá. "A gente tem mais segurança, mais confiança do dono do veículo. Eles passam a confiar mais na gente. E tem mais respeito das autoridades também. Quando eles passam e percebem que estamos uniformizados, já nem perguntam mais se a gente é do estacionamento ou não", conta o flanelinha Roberto Nazareth dos Santos.
O advogado Fernando Cunha diz que se sente mais seguro com os flanelinhas cadastrados, mas acha que eles ainda são minoria. "Em grande parte da cidade é profissão, mas não tem nenhuma espécie de cadastramento. E isso gera insegurança ao motorista", diz Fernando.
"O nosso objetivo aqui hoje é controlar e orientá-los para que isso não ocorra mais. Se eles querem seguir essa profissão, que sigam o procedimento ofertado pelo governo, que é o registro, o cadastramento. E que façam o curso para que possam receber a autorização e assim poderem exercer a profissão", explica a assessora da Secretaria de Planejamento Sheila Sampaio.
Fonte: programa Bom Dia DF (TV Globo), 28 de abril de 2010

Nova Marginal segue com gargalos (28/04/2010)

A nova pista da Marginal do Tietê completou dia 27 de abril um mês com vários gargalos provocados por obras. E a previsão é de que alguns sejam resolvidos apenas em dezembro. Os principais são causado (...)

Moema restringe vagas na rua (03/05/2010)