Parking News

Imprudência e falta de atenção, uma combinação que costuma terminar em tragédia. Bastam alguns segundos para que um imprevisto provoque um acidente grave. Saiba como dirigir com segurança e se livrar de surpresas desagradáveis. Com o celular, uma motorista filma o passeio pela estrada americana. De repente, a surpresa arrepiante: o que parece ser um pedaço de madeira é arremessado pelo veículo da frente e atinge o parabrisa violentamente. A motorista escapou por muito pouco. O vídeo, sucesso na internet, é um flagrante de imprudência, alerta o Bom dia Brasil.
"Começa com um grande erro. Você está dirigindo e está fazendo imagens. Enquanto a preocupação da pessoa era pegar uma imagem, ela se distraiu. Não manteve a distância do carro que estava à frente", aponta o piloto de provas César Urnhani.
A desatenção muitas vezes acaba em acidente, como um flagrado pela reportagem no centro de Campinas. O motoqueiro atropela um homem, que é socorrido às pressas.
Motoristas desligados ou imprudentes estão por todas as esquinas. Um tapa o rosto para se aliviar do calor. Outro divide a atenção entre o volante e o mapa e se irrita com a reportagem.
Uma moça cuida da beleza e um rapaz bate papo pelo celular. Nem parece que essa é uma infração de trânsito com multa de R$ 85 e quatro pontos na carteira. É um desfile de desrespeito às regras de trânsito.
"Nenhuma notícia que você recebe ao celular pode ser mais importante que a sua segurança. Se você não tem essa educação, não deve dirigir um carro", diz César Urnhani.
O nome já diz tudo: imprevisto. Mas se o motorista estiver atento, pode evitar uma tragédia. Para isso, a direção defensiva é fundamental. Urnhani é especialista no assunto e dá algumas dicas.
"Uma coisa importante é primeiro respeitar a velocidade da via. Se você respeitar, você tem chance de se safar se algum imprevisto acontecer", reforça César.
Dirigindo, ele explica que é fundamental manter uma boa distância do veículo da frente.
"Não é nada inteligente entrar em uma curva junto com um caminhão container, que tem um centro de gravidade tão alto. O momento mais crítico em que ele pode perder o controle é em uma curva", alerta o especialista.
César diz que uma freada brusca é sempre perigosa, principalmente para quem não tem freios com o sistema ABS. Ele mostra como não perder o controle do carro em uma situação como essa.
"Eu vou frear e o carro vai querer sair da trajetória. É só tirar o pé do freio que o carro vai parar onde eu quero. Uma vez que as rodas estão travadas elas não respondem ao comando de direção, tem que tirar o pé do freio para carros que não têm ABS", explica.
Os especialistas em segurança têm uma dica que consideram fundamental: dirigir para você e para os outros. Ou seja, além de prestar atenção no seu carro, é preciso tentar antecipar o que os outros motoristas ao redor vão fazer.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (TV Globo), 18 de abril de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Garagem de Congonhas "fecha" no rush (19/04/2011)

Quinta-feira, 13h. Um motorista tenta parar o carro no edifício-garagem do aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo, mas é informado de que não há vagas livres. Rapidamente, uma fila de mais de (...)


Seja um associado Sindepark