No período de janeiro até o feriado de Corpus Christi, encerrado à meia-noite do dia 25 de maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez 4.199 autuações de motoristas bêbados nas rodovias federais do País, número quase 40% superior às 3 mil autuações feitas em igual período do ano passado. De acordo com a Agência Estado, em todo o ano de 2007, foram feitas 6.950 autuações por embriaguez e a previsão do governo é que o índice no mínimo dobre este ano com a vigência da Medida Provisória, aprovada na Câmara, que proíbe a venda de bebidas no perímetro rural das estradas.
Para o Ministério da Justiça, que prepara parecer favorável à sanção da nova lei, esse é apenas o primeiro passo para, no futuro, estender a proibição ao perímetro urbano das rodovias. O ministro interino, Luiz Paulo Barreto Teles, ressaltou que a violência do trânsito não ocorre apenas na área rural nos feriadões, ela é rotineira nos fins de semana em todas as capitais e grandes centros urbanos.
Barreto lembrou que no caso da bebida nas estradas será usada a mesma tática gradativa da proibição ao fumo, que começou pelos aviões e transportes coletivos e se estendeu aos restaurantes, repartições e espaços públicos. Estimativa do Ministério da Justiça indica que em cerca de 60% dos acidentes violentos haja presença de álcool em ao menos uma das partes envolvidas. Agora, já são 552 os mortos em rodovias federais nos últimos seis feriados prolongados.
Fonte: Agência Estado, 28 de maio de 2008

Etal de trem até Cumbica sai em 15 as (29/05/2008)

O governo de São Paulo vai publicar em 15 dias o edital de convocação de reunião pública do Expresso Aeroporto, que facilitará o acesso ao Aeroporto de Cumbica, e do trem de Guarulhos, divulgou o Jorn (...)