Jorge Hori*

O fechamento das ruas do City Boaçava pela CET, para evitar o estacionamento de veículos nas mesmas, levanta de novo a questão já colocada aqui: a quem deve atender a via pública?
O Parque Villa Lobos tem sido palco para shows musicais gratuitos, como alternativa aos tradicionalmente realizados no Parque Ibirapuera.
No domingo, 1º de junho, houve a apresentação do Herbie Hancock Quartet e da cantora Macy Gray. Foi a segunda apresentação da série Telefônica Open Jazz, que começou em 2007, com a apresentação de Diana Krall. Nessa, muita gente deve ter estacionado nas ruas do City Boaçava, causando reclamações dos moradores.
Os aficionados da maravilhosa cantora e pianista canadense, assim como de Herbie Hancock e Macy Gray, não são do "povão", que vai ao espetáculo de ônibus ou de trem, mas sim com o seu carro. Fora os próprios moradores do City Boaçava e dos condomínios ao lado, que podem ir a pé.
Para evitar essa "invasão", a CET bloqueou a entrada das ruas, causando agora a reclamação dos espectadores que tiveram dificuldade em achar locais para estacionar os seus veículos ou tiveram que dar grandes voltas. Apesar do frio e da chuva, 80 mil pessoas teriam ido ao show. Pelo padrão dos aficionados, pode-se estimar que ao menos 10 mil carros acorreram ao local. O estacionamento interno do Parque tem capacidade para 1.000 veículos, o que significa que 9.000 buscaram as ruas para estacionar.
Os moradores, pela sua associação, pediram o bloqueio, sob a alegação de segurança e estacionamentos abusivos (em frente às garagens), no que foram atendidos (ainda que desmentido) pela CET.
Na democracia, o direito de cada um é limitado pelo direito do outro. E cabe ao Poder Publico arbitrar, dirimir.
A via sendo pública pertence a todos e a regulamentação permitindo o estacionamento cabe discutir se pode o órgão de trânsito proibir em nome do sossego dos moradores. Ou mais, proibir o acesso à via. No caso, a restrição não foi apenas ao estacionamento, mas também à circulação. Teria sido um abuso de autoridade?
O conflito de interesses é permanente. Os moradores do City Boaçava se beneficiam com a proximidade do Parque Villa Lobos. Além de ser um pulmão, um espaço aberto, não ocupado - como já ocorre nos outros lados com a verticalização da Vila Leopoldina, Vila Hamburguesa e outros - é uma grande área de lazer acessível a pé.
Mas não querem dividir o benefício com as demais pessoas que buscam o parque, estacionando os seus automóveis em frente às suas casas, ou circulando pelo bairro. Pretendem, dentro da sua razão, a "privatização das vias". Que se contrapõe com a razão dos outros.
Essa é uma questão crucial de uma política pública de (ou para) estacionamentos.
Uma questão crítica e crescente com a globalização da cidade e a sua transformação em cidade mundial. Como tal não será apenas uma cidade de negócios, uma cidade de compras, mas também uma cidade para abrigar grandes eventos internacionais. Desde a corrida de Fórmula 1 aos grandes shows internacionais, com o ápice previsto para 2014, com a realização da Copa do Mundo. São Paulo disputa a primazia de fazer a abertura do torneio. Sob a reclamação dos moradores do Morumbi, com os carros estacionados em frente à sua casa, quando não das garagens. Repleto de "flanelinhas" que se tornam os "donos das ruas ou das vagas".
Novos grandes shows e eventos localizados com grandes públicos irão ocorrer. E os problemas se repetirão. O conflito de interesses emergirá de forma mais intensa.
Os eventos que envolvem um grande público para um local determinado devem ser objeto de uma operação especial, cuja base deve ser uma rede de bolsões de estacionamentos. Associada ao transporte de massa.
Os bolsões de estacionamentos devem ser áreas internas (não vias públicas), num raio de até 5 km do local do evento, integrado com ônibus (comuns e fretados).
O Parque Villa Lobos tem um atendimento pelo transporte de massa melhor que o Parque Ibirapuera. Este não tem, na proximidade, uma estação de metrô ou de trem metropolitano. Já o Villa Lobos tem duas estações do trem metropolitano nas proximidades. Mas é preciso que haja trens nos horários adequados para atender ao público.
Os bolsões de estacionamentos podem estar conjugados com o sistema de transporte coletivo.
Estacionamento, da mesma forma que tráfego, não é fenômeno primário, mas derivado de uma demanda de viagem. Toda vez que o destino das viagens for um ponto concentrador de público e de carros, a circulação e os estacionamentos devem ser geridos por uma operação especial.
Que não pode ser apenas o bloqueio de ruas para assegurar o sossego e segurança dos moradores. Esses têm que ser assegurados de forma mais inteligente.

*Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica do Sindepark. Com mais de 40 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

Categoria: Fique por Dentro

Etal de trem até Cumbica sai em 15 as (29/05/2008)

O governo de São Paulo vai publicar em 15 dias o edital de convocação de reunião pública do Expresso Aeroporto, que facilitará o acesso ao Aeroporto de Cumbica, e do trem de Guarulhos, divulgou o Jorn (...)