A Prefeitura do Rio multou 596 veículos na cidade, dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, durante a operação Choque de Ordem. Foram 229 carros multados no centro e 367 nas zonas sul, norte e oeste por estacionamento irregular e por excesso de velocidade nas zonas com limite de velocidade de 30 km/h, as chamadas zonas 30. Até o início da tarde do dia 22, 44 veículos foram rebocados, entre eles 13 motos, dentro do quadrilátero de proibição de estacionamento que compreende as ruas Santa Luiza, Presidente Antônio Carlos, Rio Branco, Alfândega e Primeiro de Março, no centro.
As equipes de fiscalização circularam por 12 pontos fixos, alertando motoristas quanto à proibição da parada de veículos na região durante o Dia Mundial Sem Carro.
"A Seop (Secretaria de Ordem Pública) deu apoio ao trabalho da CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) coibindo o estacionamento irregular e orientando os motoristas sobre como agir para que os veículos não fossem rebocados. O intuito não era somente multar, e sim sensibilizar a população para o uso consciente do automóvel, potencializando outros meios como o transporte público e a bicicleta", disse Alex Costa, secretário da Ordem Pública.
Em 2009, a operação Choque de Ordem no Dia Mundial Sem Carro rebocou 91 veículos, sendo 72 carros e 19 motos, e multou outros 190.
Fonte: BOL Notícias, 22 de setembro de 2010

ABC já estuda restringir caminhões (25/09/2010)

A exemplo de São Paulo, as prefeituras de Santo André e Mauá também cogitam restringir a circulação de caminhões. Essas cidades do ABC viraram rota alternativa para veículos pesados, proibidos de traf (...)

E não é que sobrou para o Morumbi? (29/09/2010)