No Dia Mundial sem Carro, problemas como precariedade do transporte público e falta de ciclovias evidenciam a dificuldade que os moradores do Distrito Federal têm para deixar de usar os veículos particulares. A ideia do Dia Mundial sem Carro, comemorado dia 22 de setembro, é mostrar que existem alternativas de transportes e estimular as pessoas a, de vez em quando, deixarem o veículo particular em casa. Com isso, a população contribui com o meio ambiente e ameniza os congestionamentos, ressalta reportagem do Bom Dia DF.
O problema é que, para deixar o carro em casa e usar o transporte público no DF, é preciso ter coragem. Os ônibus andam sempre lotados. Cenas de coletivos quebrados e paradas lotadas são comuns. Já o metrô, que funcionou o dia inteiro de graça, só atende à Asa Sul e mais quatro cidades.
A maioria da população não tem alternativa a não ser comprar um carro. Já são 1,2 milhão circulando diariamente, provocando congestionamentos, acidentes e poluindo o ar.
Para o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Gustavo Souto Maior, a culpa é do governo, que não investe no transporte de massa. "Temos que ter um transporte coletivo de boa qualidade, temos que oferecer alternativas para as pessoas andarem mais de bicicleta e a pé", destaca.
O borracheiro Lindomar Cruz mora em Ceilândia, uma das cidades atendidas pelo metrô, e já achou a solução que os ambientalistas querem no dia de hoje. Ele vai até a estação de bicicleta, para na Rodoviária e completa o percurso até a Asa Norte, onde trabalha, pedalando.
"Falta ciclovia. Não tem como disputar espaço com os carros. É tanto que, quando pedalo no Plano, vou por dentro das quadras", diz Lindomar.
Fonte: programa Bom Dia DF (TV Globo), 22 de setembro de 2010

ABC já estuda restringir caminhões (25/09/2010)

A exemplo de São Paulo, as prefeituras de Santo André e Mauá também cogitam restringir a circulação de caminhões. Essas cidades do ABC viraram rota alternativa para veículos pesados, proibidos de traf (...)

E não é que sobrou para o Morumbi? (29/09/2010)