Em setembro, o preço do álcool subiu 2,08%, frente ao verificado em agosto, de acordo com a prévia do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgada dia 21 de setembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o levantamento, a alta no preço do álcool levou a gasolina a ficar 0,77% mais cara neste mês, já que o derivado do petróleo é influenciado pelas variações dos preços do derivado de cana-de-açúcar, porque detém 25% de álcool anidro em sua composição.
De forma geral, no mês passado, os combustíveis ficaram 0,84% mais caros no Brasil, destacou o InfoMoney.
Quedas acumuladas
Considerando as variações dos últimos 12 meses terminados em setembro, o preço do álcool está 8,34% mais caro e a gasolina pesa 2,03% a mais no bolso do motorista. Os combustíveis, no geral, ficaram 2,41% mais caros no período. O GNV também registrou alta, de 0,56%.
Quando analisado o acumulado dos nove primeiros meses de 2010, os combustíveis estão 0,78% mais baratos, estimulados pela redução de 8,56% no litro do álcool. No período, a gasolina registrou leve queda de 0,08% e o GNV registrou alta de 0,13%.
De janeiro a setembro, os destaques ficaram com Goiânia, Curitiba e São Paulo, que registraram quedas respectivas de 17,10%, 11,32% e 10,89% nos preços do etanol. Recife e Salvador foram as únicas capitais onde o combustível encareceu, 4,73% e 4,06%, nesta ordem. A capital goiana também registrou a maior queda no período do preço da gasolina, de 7,84%, seguida por Curitiba, onde o combustível ficou 2,75% mais em conta. Salvador registrou a maior alta, de 8,99%.
Fonte: InfoMoney, 23 de setembro de 2010

ABC já estuda restringir caminhões (25/09/2010)

A exemplo de São Paulo, as prefeituras de Santo André e Mauá também cogitam restringir a circulação de caminhões. Essas cidades do ABC viraram rota alternativa para veículos pesados, proibidos de traf (...)

E não é que sobrou para o Morumbi? (29/09/2010)