A Diretoria de Trânsito de Jacareí (SP) apostou em parquímetros do tipo "drive-thru" para facilitar a vida dos motoristas que procuram vagas de estacionamento na região central. Dos 55 parquímetros instalados na região central da cidade, sete podem ser operados de dentro do carro, sem que o motorista tenha que descer do veículo. Trata-se de equipamento menor que o normal e com os controles voltados para a rua. Nos demais, os controles estão virados para a calçada.
Segundo o jornal O Vale, a iniciativa agradou motoristas. "É um bom serviço para os motoristas. Facilita muito a vida da gente", disse o aposentado Francisco Vitor.
Cada motorista pode permanecer na vaga por duas horas. Ele deve pagar o estacionamento nos parquímetros. Os valores custam entre R$ 0,60 (meia-hora) e R$ 2,40 (duas horas). O motorista que estacionar sem o tíquete terá que regularizar a situação antes de deixar a vaga, podendo pagar valor de R$ 3,60 pela parada. Quem não pagar, poderá ser multado.
Segundo o diretor de Trânsito, João Fernando Esper, os parquímetros permitiram ampliar o número de vagas no centro e atender a uma reivindicação dos comerciantes.
Desde janeiro deste ano, segundo ele, a empresa paulista Hora Park, que administra parquímetros, repassa R$ 10 mil por mês à prefeitura. O valor é investido em ações de fiscalização, engenharia e na estrutura da Diretoria de Trânsito.
Fonte: O Vale (São José dos Campos-SP), 24 de setembro de 2010

ABC já estuda restringir caminhões (25/09/2010)

A exemplo de São Paulo, as prefeituras de Santo André e Mauá também cogitam restringir a circulação de caminhões. Essas cidades do ABC viraram rota alternativa para veículos pesados, proibidos de traf (...)

E não é que sobrou para o Morumbi? (29/09/2010)