Desde as 6h de ontem (15), a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantou faixas exclusivas para ônibus na avenida Guilherme Cotching, na Vila Guilherme, na zona norte, e nas ruas Marcos Arruda e Catumbi, no Belém, na zona leste de São Paulo. A mudança, que faz parte da operação "Dá Licença para o Ônibus", visa dar mais fluidez ao transporte coletivo. As informações são do UOL.
As faixas exclusivas vão funcionar no horário de pico: de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h. Na avenida Guilherme Cotching serão 3,4 km de faixas, em ambos os sentidos, entre as ruas Isidoro Mateus e Araritaguaba. Pela manhã, a faixa vai funcionar no sentido centro; à tarde, no sentido bairro.
A faixa será implantada à direita, mantendo-se outras duas faixas destinadas ao tráfego de veículos. De acordo com a CET, por este trecho da avenida Guilherme Cotching circulam 21 linhas de ônibus, com uma frequência de 137 ônibus/hora, transportando 164 mil passageiros por dia. Não haverá alterações no sistema viário.
Já no Belém, serão 2,1 km de faixas. Pela manhã, a faixa funcionará no sentido centro, na rua Marcos Arruda, entre a rua Paulo Andriguetti e a avenida Celso Garcia. À tarde, a faixa será instalada no sentido bairro, na rua Catumbi, entre a avenida Celso Garcia e a rua Jequitinhonha. A faixa também será instalada na rua Jequitinhonha, entre a rua Catumbi e a avenida Guilherme Cotching.
Segundo a CET, na rua Marcos Arruda circulam 15 linhas de ônibus, com uma frequência de 99 ônibus/hora no horário de pico, transportando, aproximadamente, 136 mil passageiros em um dia útil. Já na rua Catumbi são 19 linhas, com frequência de 128 ônibus/hora no horário de pico e aproximadamente 156 mil usuários transportados.
Não haverá alterações no sistema viário. As faixas exclusivas de ônibus serão implantadas à direita das vias, mantendo-se as outras faixas destinadas ao tráfego de veículos particulares.
Fonte: UOL, 12 de abril de 2013

Placas tortas fazem motorista errar (10/04/2013)

A rotina diária de congestionamentos não é o único entrave para os motoristas que circulam pelas vias da capital. Em algumas ruas e avenidas principais, a sinalização, que deveria ajudar na localizaçã (...)

Trânsito pesado desgasta mais o carro (11/04/2013)