Parking News

A proposta dos novos corredores da cidade deve trazer à capital outra polêmica: a disputa por espaço. As vias que vão receber essas faixas exclusivas já são saturadas para carros. Mesmo com cinco faixas de circulação, a Avenida 23 de Maio, por exemplo, trava todo dia. Com essa proposta, a via deve perder cerca de 20% da capacidade para tráfego de carros, segundo especialistas consultados pelo Estado.
"A questão é quantas dessas pessoas vão migrar para os ônibus. Para calcular a capacidade da via, é preciso ver também quantos ônibus vão utilizar os corredores", afirmou Mário Angelo Nunes de Azevedo Filho, especialista em trânsito e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). A matemática é bem simples: um ônibus ocupa o espaço de três carros, mas transporta 40 pessoas.
Para o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, que já fez repetidas declarações de que a prioridade agora é o transporte público, o trânsito em São Paulo já está parado e a única solução possível é fazer as pessoas migrarem do automóvel para o ônibus. "O metrô, por exemplo, demora demais para ser feito", disse durante a apresentação do projeto das faixas exclusivas. "Por isso, a necessidade dos corredores, agora."
Qualidade
Para especialistas, essa migração depende de as faixas apresentarem níveis de qualidade que o transporte de ônibus de São Paulo ainda não tem. "Ele precisa ser igual ao metrô, no sentido de pontualidade, confiabilidade, segurança", disse o superintendente da Associação Nacional do Transporte Público, Luiz Carlos Mantovani Néspoli.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 10 de abril de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Placas tortas fazem motorista errar (10/04/2013)

A rotina diária de congestionamentos não é o único entrave para os motoristas que circulam pelas vias da capital. Em algumas ruas e avenidas principais, a sinalização, que deveria ajudar na localizaçã (...)

Trânsito pesado desgasta mais o carro (11/04/2013)

Uma das consequências diretas do aumento nas vendas de veículos é o trânsito pesado e cada vez mais caótico das principais cidades. Na correria do dia a dia, acabamos tendo que enfrentar quilômetros d (...)

Novo pedágio reduz tempo de viagem (14/04/2013)

A cobrança eletrônica dos pedágios por quilômetro rodado melhora a fluidez do tráfego e reduz em até 10% o tempo da viagem, segundo estudos do governo do Estado. Projeto-piloto do Ponto a Ponto, siste (...)

Projeto é prometido desde 1998 (16/04/2013)

Prometido desde 1998, o sistema de Zona Azul Eletrônica nunca saiu do papel na cidade de São Paulo. A última tentativa aconteceu no ano passado, no fim da gestão de Gilberto Kassab: cinco empresas pod (...)


Seja um associado Sindepark