Proporcionalmente ao tamanho da frota, os ônibus que atendem a zona leste foram os mais multados em 2012 pela SPTrans, que gerencia o transporte na capital. Ao todo, o Consórcio Leste 4, que atende a região, levou 16.852 multas administrativas no ano passado, média de 16 para cada coletivo. Parte dessas infrações foi cometida pela Himalaia, empresa que saiu do consórcio após ação da Promotoria motivada por má prestação de serviço, informou a Folha.
As infrações mais cometidas são relacionadas a atrasos (descumprimento do número de partidas e do intervalo programado) e sujeira (falta de limpeza do veículo).
As infrações relativas a atrasos são consideradas graves e geram multa de R$ 360. Os dados foram obtidos pela Lei de Acesso à Informação.
Os contratos dos oito consórcios que atuam na cidade terminam neste ano e não serão renovados, diz a SPTrans. Em 2014, a capital será dividida em três áreas, cada uma operada por um consórcio.
Para o sindicato das empresas de transporte coletivo, as principais multas estão ligadas a fatores externos, como obras e acidentes.
Fonte: Folha de S. Paulo, 12 de abril de 2013

Placas tortas fazem motorista errar (10/04/2013)

A rotina diária de congestionamentos não é o único entrave para os motoristas que circulam pelas vias da capital. Em algumas ruas e avenidas principais, a sinalização, que deveria ajudar na localizaçã (...)

Trânsito pesado desgasta mais o carro (11/04/2013)