Com um decreto publicado dia 13 no Diário Oficial da Cidade, a Prefeitura de São Paulo normatizou os horários de circulação de caminhões. As medidas passam a valer a dia 30 e estipulam, de forma geral, que o tráfego de veículos ficará vetado na ZMRC (Zona de Máxima Restrição de Circulação) das 5h às 21h de segunda a sexta-feira, e das 10h à 14h no sábado. Hoje, esse período vai das 10h às 20h de segunda a sexta-feira.
A área da ZMRC também será ampliada e passará dos atuais 25 km2 para 100 km2. Elas abrangem 118 trechos de ruas e avenidas da cidade.
Veículos de urgência médica, cobertura jornalística, socorro mecânico, obras e serviços emergenciais e acesso a estacionamentos próprios ficaram de fora do decreto e podem circular livremente. Entretanto, ressalta a Folha Online, serão alvo de uma nova portaria que especificará as condições para que possam circular sem ferir as demais normas da medida.
As exceções contemplam ainda caminhões empregados em obras de infra-estrutura urbana, concretagem, feiras-livres e mudanças. Eles poderão circular das 21h às 16h, ininterruptamente. Outras modalidades também ficaram de fora: caminhões destinados a transporte de valores, remoção de lixo e prestação de serviços públicos, que poderão circular das 10h às 16h. Transporte de produtos perigosos e alimentícios perecíveis poderão circular das 21h às 12h. Já os veículos de entrega de combustíveis poderão circular, no prazo de 45 dias a contar de 30 de maio, das 5h às 6h e das 20h às 21h.
Fonte: Folha Online, 13 de maio de 2008

Falta de plano agrava o trânsito (15/5/2008)

O Diário do Nordeste publica análise do arquiteto e consultor Fernando Faria Bezerra, segundo o qual o caos no trânsito de Fortaleza é conseqüência da falta de planejamento urbano e investimentos que (...)

CET de marcha a ré (21/05/2008)