A venda de veículos por leasing representou mais de um a cada três carros novos comercializados no primeiro trimestre de 2008. De acordo com o levantamento da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), divulgado pelo site G1, as operações por leasing representaram 35% das vendas de veículos de janeiro a março, tornando-se a principal forma de negociação para aquisição de um automóvel.
O leasing superou o CDC (Crédito Direto ao Consumidor), que representou 31% das vendas, seguido pelo pagamento à vista (30%) e pelo consórcio (4%). O levantamento da Anef aponta que os consumidores continuam optando por planos de financiamento mais longos. A média registrada no período foi de 42 meses, contra 39 meses no primeiro trimestre de 2007. As taxas de juros no mês se mantiveram estáveis, em 1,61% ao mês (21,13% a.a.), se comparadas ao registrado em março de 2007.
As carteiras de financiamento e o leasing somam nestes primeiros três meses de 2008 R$ 120 bilhões, o que representa um crescimento de 43,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando registravam R$ 83,4 bilhões. "O aumento do IOF no financiamento, a partir de janeiro, foi um dos fatores preponderantes para o grande crescimento do leasing", destaca Luiz Montenegro, presidente da Anef.
Fonte: site G1, 9 de maio de 2008

Falta de plano agrava o trânsito (15/5/2008)

O Diário do Nordeste publica análise do arquiteto e consultor Fernando Faria Bezerra, segundo o qual o caos no trânsito de Fortaleza é conseqüência da falta de planejamento urbano e investimentos que (...)

CET de marcha a ré (21/05/2008)