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Com o crédito fácil, 2 milhões de brasileiros compraram carros novos nos últimos 12 meses, muitos atraídos pela possibilidade de fugir da má qualidade do transporte coletivo. Para dar espaço a esses novos carros que chegam às ruas de São Paulo, por exemplo, seria necessário construir, por ano, oito avenidas como a Faria Lima, que tem 5 km de comprimento e várias faixas de cada lado. Como esse é um objetivo inviável de ser alcançado, engenheiros de trânsito dizem que será inevitável a imposição de restrições ao uso do automóvel nas metrópoles.
Para Jaime Waisman, engenheiro de transportes da Universidade de São Paulo (USP), o rodízio não funciona em médio prazo, já que os motoristas acabam driblando a restrição até com a compra de um segundo carro. Ele também é cético quanto ao pedágio urbano. "Porque aqui o usuário não teria outra alternativa. O transporte público para o centro da cidade está muito congestionado, está saturado, então, as pessoas pagarão o pedágio e continuarão usando seus automóveis", diz.
Já o urbanista Cândido Malta, também da USP, é a favor do pedágio. Ele calculou que uma tarifa diária de até R$ 2,00 cobrada dos 4 milhões de carros que circulam no centro expandido de São Paulo seria suficiente para financiar a construção de 160 km de metrô em 10 anos.
Fonte: Site G1, 13 de maio de 2008

Categoria: Geral


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