Segundo notícia da Folha de S. Paulo, o prefeito Gilberto Kassab reconheceu, dia 13, ainda que com outras palavras, a pressão de entidades para aliviar as restrições à circulação de caminhões no Centro de São Paulo. Questionado se não era grande a lista de exceções, reagiu: "Foram apenas dez. As reivindicações apresentadas pelas entidades chegavam a 50. Tivemos muita firmeza. Foi muito difícil esta semana".
O secretário Alexandre de Moraes (Transportes) disse que foram exatamente 46 os pedidos de exceção. Os dez aceitos, diz ele, representam menos de 5% do movimento total de caminhões.
As restrições começam a valer no dia 30 de junho. Prometido para meados de abril, o primeiro dos três decretos regulamentando a proibição foi publicado dia 13 no Diário Oficial. O decreto expande a ZMRC (zona de máxima restrição de circulação) de 24,5 km2 para 100 km2, onde fica proibida a circulação de caminhões entre as 5h e às 21h.
Segundo a assessoria da secretaria, a fiscalização será semelhante à do rodízio. A secretaria não informou se agente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) serão destacados para vigiar os caminhões. Até junho, os sindicatos entregarão cadastros dos caminhões contemplados pelas exceções, para que as eventuais multas não sejam enviadas.
Fonte: Folha de S. Paulo (SP), 14 de maio de 2008

Falta de plano agrava o trânsito (15/5/2008)

O Diário do Nordeste publica análise do arquiteto e consultor Fernando Faria Bezerra, segundo o qual o caos no trânsito de Fortaleza é conseqüência da falta de planejamento urbano e investimentos que (...)

CET de marcha a ré (21/05/2008)