O Senado aprovou o álcool zero para os motoristas. Como é que será que está o movimento nas estradas? Bebida e carro - não mudou nada. A equipe de reportagem do Bom Dia Brasil fez uma blitz. Um homem de camisa azul sai do bar e entra em um carro que aguarda no estacionamento, levando uma lata de cerveja para o amigo que está dirigindo. O motorista abre, dá um gole e segue em direção à estrada. O flagrante de imprudência foi em um bar da movimentada BT-324, que liga Salvador ao interior do estado.
Há três anos, a venda de bebida alcoólica é proibida nas estradas federais, mas a lei abre exceção para estabelecimentos localizados nas áreas urbanas das rodovias. A brecha na legislação beneficiou a maioria dos bares e restaurantes.
A venda autorizada de bebida alcoólica nesses locais não significa que o consumo seja permitido para quem está ao volante. Mas, no dia a dia, a gente percebe que muitos motoristas atropelam a Lei Seca. Para eles, é como se a proibição de beber antes de dirigir simplesmente não existisse.
Em um restaurante da BR-324, um caminhoneiro almoça acompanhado da família. Ele toma cerveja tranquilamente. Depois de pagar a conta, sai com a filha no colo e o mais surpreendente: assume o volante. Em poucos minutos, ele pega a BR para continuar a viagem.
Se quisesse, o caminhoneiro poderia ter comprado mais cerveja sem nenhuma restrição na beira da rodovia. A venda feita pelos ambulantes nas áreas urbanas da estrada não é considerada irregular pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A cem metros de um posto da polícia, não falta cerveja no estoque.
"Nós achamos que a realidade é bem maior, porque isso é o que nós conseguimos fazer. O número é bem maior de pessoas que fazem uso de bebida alcoólica e vão para a rodovia dirigir", aponta o inspetor da PRF, Ronaldo Junqueira.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 11 de novembro de 2011

Grandes para lá, pequenos para cá (11/11/2011)

Prefeitura decidiu expulsar dos horários de pico os caminhões da Marginal Tietê. A medida, anunciada dia 10 de novembro pelo prefeito Gilberto Kassab, proibirá os veículos de grande porte de circular (...)

ABC também vai restringir caminhões (09/11/2011)