A gestão Gilberto Kassab aprovou a redução da tarifa da inspeção veicular a partir de janeiro de 2012 - ano de eleições municipais. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente oficializou a revisão do contrato com a Controlar, fixando a taxa da vistoria em R$ 41,87 - baseada em dezembro de 2010, uma redução de 26% em relação ao valor da época. O preço ainda sofrerá reajustes monetários contratuais antes de ser aplicado - devendo ficar perto de R$ 50, destaca a Folha de S. Paulo.
Desde janeiro deste ano, os proprietários de veículos pagam R$ 61,98 para fazer a inspeção na capital paulista.
A indicação do novo valor foi publicada pela pasta no "Diário Oficial" do dia 12 de novembro, após estudo de reequilíbrio econômico-financeiro feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Responsável pela vistoria, a Controlar diz ter sido surpreendida e que a revisão está errada, "por se apoiar em premissas equivocadas".
A empresa (ligada ao grupo CCR) vê na medida uma quebra de contrato. Tentará revertê-la por recurso administrativo. Se não tiver sucesso, deve acionar a Justiça.
Estudo paralelo
A Controlar contratou a Fundação Getúlio Vargas para fazer um estudo paralelo de reequilíbrio contratual. A empresa avalia que há uma defasagem, ao contrário do que decidiu a prefeitura.
Segundo a concessionária, a tarifa definida pela gestão Kassab foi a mais baixa das quatro possibilidades indicadas no estudo da Fipe, "sem a necessária discussão".
Fonte: Folha de S. Paulo, 14 de novembro de 2011

Grandes para lá, pequenos para cá (11/11/2011)

Prefeitura decidiu expulsar dos horários de pico os caminhões da Marginal Tietê. A medida, anunciada dia 10 de novembro pelo prefeito Gilberto Kassab, proibirá os veículos de grande porte de circular (...)

ABC também vai restringir caminhões (09/11/2011)