Uma batida envolvendo um caminhão é sempre chocante. Imagens gravadas por sistemas de segurança no interior de São Paulo mostram uma caminhonete sendo arremessada para longe após um acidente; em outra situação, um motorista perde o controle do caminhão, cruza a estrada e invade um matagal. Na cidade a imprudência tem consequências ainda maiores e pioram muito com a falta de conservação do caminhão. A frota de caminhões no país é velha, tem uma idade média entre 12 e 15 anos, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Cento e noventa mil caminhões circulam pela cidade de São Paulo diariamente. Todos os dias 75 param no meio do caminho por problemas mecânicos, em média um caminhão quebrado a cada 20 minutos.
Um piloto de testes acompanhou a equipe do Jornal Hoje pelas marginais e dá dicas de como o motorista comum pode se proteger de acidentes.
Olhe sempre no retrovisor do caminhão. "Mais do que olhar para o caminhão, olhe para o caminhoneiro. O espelho vai refletir pra você o grau de segurança ou insegurança do que está acontecendo", explica César Urnhani, piloto de testes.
Mantenha uma distância segura do caminhão a sua frente. "A forma correta de você avaliar a distância do carro que segue à frente são dois segundos. Você pega um ponto fixo na pista e a hora que o carro que está à frente passou por este ponto, você conta 1001, 1002. Nesse momento você deve estar passando por este ponto fixo. É a distância suficiente para que consiga desacelerar o carro caso uma situação emergência ocorra."
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego, para remover um caminhão quebrado leva-se mais de meia hora. Nesse tempo, o congestionamento aumenta ao menos 6 km.
Fonte: Jornal Hoje (Rede Globo), 11 de novembro de 2011

Grandes para lá, pequenos para cá (11/11/2011)

Prefeitura decidiu expulsar dos horários de pico os caminhões da Marginal Tietê. A medida, anunciada dia 10 de novembro pelo prefeito Gilberto Kassab, proibirá os veículos de grande porte de circular (...)

ABC também vai restringir caminhões (09/11/2011)