Desde agosto de 2011 até julho deste ano, foram investidos mais de R$ 1,4 milhão em mais de 1.500 placas. Estrutural, São Sebastião, Setor de Administração Federal Sul, no Plano Piloto, a Cidade do Automóvel e o Setor de Mansões de Samambaia receberam sinalização em toda a sua área. Atualmente, outros endereços de Samambaia estão em processo de fixação das placas, segundo o portal R7.
O valor médio de uma placa de sinalização, produzida com materiais de primeira linha, é de R$ 950. O ferro galvanizado, que é mais resistente à corrosão, e a película refletiva com durabilidade de sete anos são alguns dos elementos empregados nos equipamentos públicos.
No Parque da Cidade, área central de Brasília, a sinalização foi refeita com substituição das placas de entrada. Também está em curso um estudo da sinalização interna do espaço. Foram instaladas placas experimentais para que a população avalie a funcionalidade de cada uma delas.
"Colocamos placas experimentais para ouvir a comunidade, saber o que os usuários entendem desta sinalização, se ela está adequada. Quando finalizarmos os estudos, faremos a sinalização em todo o parque", complementou o subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Transportes, Geraldo Nugoli.
No Setor Complementar de Indústria e Abastecimento foram investidos R$ 752 mil, sendo colocadas 942 placas. Na Estrutural, a instalação dos equipamentos públicos atendeu uma antiga reivindicação dos moradores. As placas começaram a ser colocadas em dezembro de 2011 e o trabalho foi concluído em maio deste ano.
Menos de seis meses após a conclusão de fixação das placas, cerca de 20% dos equipamentos públicos já estão destruídos na Cidade Estrutural. "Temos placas com marcas de tiro, amassadas e incendiadas. Esse índice de depredação é muito rápido pelo tempo de implantação. São Sebastião também apresenta índice alto de pichação", lamentou Geraldo Nugoli.
Para solicitar a substituição de placas danificadas ou fazer reclamações, basta ligar para o telefone 156. Quem pretende denunciar o autor da depredação deve ligar para a Secretaria de Segurança Pública do DF, no número 197.
Fonte: portal R7, 20 de junho de 2012