O aumento na frota dos veículos que circulam pelo trânsito capixaba foi de 75% nos últimos 20 anos, segundo o Departamento de Trânsito (Detran-ES) do Espírito Santo. Em evidência devido à Conferência Rio+20, a sustentabilidade virou foco de debate em todo o país, e, no Espírito Santo, o aumento da frota dos veículos é um grande causador da poluição que atinge o ar capixaba. Segundo o professor e doutor em Transportes Rodrigo Rosa, o estado precisa de investimentos no sistema aquaviário e ferroviário para reduzir a poluição. Médicos também alertam para os riscos que os capixabas sofrem com a sujeira no ar, destaca reportagem da TV Gazeta.
"Especificamente Vitória tem uma via perfeita que é o mar, que deveria ser usada muito mais, e com a tendência de crescimento da cidade, o transporte com ônibus ficará muito mais limitado. Enquanto isso, o transporte ferroviário e aquaviário têm muito mais capacidade de passageiros, para investir hoje para um futuro mais distante em transporte de qualidade tem que ser aquaviário e ferroviário, sem dúvidas", conta o professor Rodrigo Rosa.
Segundo dados do Detran, em 1992 o Espírito Santo tinha uma frota de mais de 350.000 veículos e, até maio de 2012, esse número já chegou a mais de 1.400.000. E os veículos são responsáveis por mais da metade da poluição capixaba, segundo o IBGE.
Segundo a médica Ana Maria Casati, a poluição no ar só traz malefícios à população. "Existe uma população mais sensível, os idosos e crianças, além de alérgicos com rinite, asma, bronquite. Essas pessoas podem ter um agravo nas doenças devido à grande poluição das cidades. Com uma poluição exacerbada pode ocorrer doenças ainda mais graves como a pneumonia", disse a pneumologista.
Fonte: TV Gazeta, 19 de junho de 2012