Uma pesquisa divulgada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e pela Polícia Militar apontou que a principal causa de acidentes em São Luís é a imprudência dos motoristas. A equipe do JMTV foi às ruas da capital e constatou que apesar de muitos motoristas informados e com consciência do que a lei determina, na prática, a ação é bem diferente. Quando o assunto é irregularidade no trânsito as opiniões são firmes: motoristas questionados pela equipe confirmam que transportar pessoas nas carrocerias de caminhões é irregular, porém, nas ruas, os flagrantes mostram que a imprudência predomina.
Uma camionete da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi flagrada transportando, na Avenida dos Portugueses, cinco trabalhadores em sua carroceria junto com vários equipamentos. Outro exemplo de imprudência foi constatado em um caminhão de cerveja, onde o caroneiro é transportado na beira da carroceria. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, essa é uma infração gravíssima, com multa no valor de R$191,00, além de sete pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo.
Fonte: TV Mirante (afiliada Rede Globo), 20 de junho de 2012