A lei seca, que pune até com prisão quem bebe antes de dirigir, está completando quatro anos no mês de junho. Neste tempo, mais de 600 mil motoristas tiveram que passar pelo teste do bafômetro na capital paulista, mas muita gente ainda continua bebendo e dirigindo, principalmente nos fins de semana. A reportagem do SPTV percorreu as ruas da capital e fez alguns flagrantes. Em Guarulhos, no bairro do Bom Sucesso, as imagens mostram quando um rapaz pega o copo que está em cima do carro, espera a moça entrar e sai dirigindo. Eles passam em frente a uma base da PM e param em outro bar. Mais tarde, voltam para o carro, mas o motorista diz que não bebe.
Em Santana, na Zona Norte de São Paulo, um homem passou a noite bebendo com os amigos. Na hora de ir embora não aguentou e dormiu dentro do carro. Mais tarde, o segurança do bar chega, chama o rapaz, ele acorda e vai embora.
Quem insiste em arriscar a própria vida e a vida dos outros muitas vezes usa a internet para escapar da fiscalização. Uma blitz na Avenida Jaguaré, sentido Lapa, era assunto nas redes sociais neste fim de semana. Em apenas uma hora, sete pessoas foram autuadas.
Em 2012, já foram feitos 631.205 testes em São Paulo. Segundo a Polícia Militar, 6.077 motoristas foram autuados e 1.041 foram presos porque beberam antes de dirigir. Entretanto, 337 pessoas se negaram a fazer o teste.
Acidentes
Neste fim de semana, duas irmãs morreram depois de serem atropeladas por um motorista bêbado, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Uma delas tinha 21 anos e a outra, sete anos.
No interior de São Paulo, quatro pessoas ficaram feridas num acidente provocado por um motorista que também tinha bebido. A caminhonete dele bateu em um ônibus escolar e em um carro onde estava uma família.
Fonte: programa SPTV (Rede Globo), 25 de junho de 2012